grande duna de Merzouga

Bandeira de Marrocos

Sugestões de visita para o destino Marrocos

Marrocos é um país com uma história rica em influências culturais berberes, árabes, africanas e europeias. Como grande parte do Norte de África, Marrocos esteve sucessivamente sob domínio dos fenícios, do Império Romano e Bizantino, dos árabes, que à sua chegada trouxeram o Islão e fundaram o reino de Nekor e, finalmente, dos berberes já no século XI. Nos séculos que se seguiram Marrocos foi sucessivamente colónia de vários países europeus, incluindo Portugal, até que em 1955 se tornou independente. Hoje é um país emergente, com esforços para manter um elevado índice de desenvolvimento e estabilidade na economia.

Localizado no Magrebe (região que incluir Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia, Argélia, Tunísia e Líbia), o país caracteriza-se pela sua região montanhosa – o Rife e o Atlas são as maiores – com declives de transição gradual para planaltos e vales. A sul é delimitado pelo Deserto do Sahara, o terceiro maior deserto do mundo. Marrocos é também conhecido pelas suas belas praias ao longo de toda a costa, quer mediterrânica como atlântica. Assim, Marrocos oferece uma grande diversidade paisagística, estilos de vida diferentes, cores e cheiros intensos que facilmente captam a nossa atenção, e ainda uma arquitectura exótica.

Entre os locais mais visitados, podemos destacar: Casablanca, capital e cidade com mais habitantes do país; a imperdível Medina de Marraquexe; a Medina de Fez, Património Mundial da UNESCO; a antiga cidade portuguesa de El Jadida, também Património Mundial da UNESCO; a aldeia de Agoudal e Lagos Islit e Tislit, nas montanhas do Atlas; Chefchaouen, a cidade azul na região montanhosa do Rife; ou Agadir, uma das principais estancias balneares do país. Estes são apenas alguns dos locais que podem ser visitados, mas existem muitos outros igualmente interessantes. Marrocos é um país multifacetado, cheio de recantos por descobrir, que merece bem a sua visita.

Dados relevantes

Capital: Rabat

População: 32.65 milhões (est. 2013)

Línguas faladas: Árabe (oficial), Berbere e Francês

Diferença horária: GMT+1

Código telefónico internacional: +212

Sistema eléctrico: 127V / 220V, 50 Hz, tomadas tipo C / E

Condução automóvel feita pela: Direita

Site oficial de turismo: http://www.visitmorocco.com/

Outros dados

Religiões: Muçulmana 98,7%

Tipo de governo: Monarquia constitucional

Dia nacional: 30 de Julho

Superfície: 446.550 km2

PIB (per capita): 6.970 USD (est. 2014)

Esperança de vida: 70,6 anos (est. 2012)

Quando ir
Dinheiro

Moeda Oficial: Dirham (MAD) > ver câmbios

A troca de dinheiro em Marrocos é fácil, podendo ser efectuada ao balcão de qualquer banco. Existem também casas de câmbio e máquinas automáticas exclusivamente para o efeito. Estas máquinas são semelhantes às ATM\’s, mas apenas podem ser encontradas nas dependências centrais dos bancos em cada cidade. Nas grandes cidades de Marrocos é fácil levantar dinheiro, pois existem sempre vários bancos com caixas ATM em funcionamento, mas o mesmo não acontece nas pequenas cidades e sítios mais remotos. Nestes casos procure sempre levar consigo o dinheiro necessário às suas actividades. Os cartões mais utilizados são o Visa e o Mastercard, mas apesar de a sua utilização ser generalizada nas grandes cidades, ainda assim, há uma grande maioria dos negócios mais pequenos onde esta opção pode não existir.

Mapa

avião TAP Airbus A321-200
Aviação

TAP anuncia reforço da sua operação em Marrocos

Depois de anunciar o reforço da operação nos Estados Unidos, a TAP continua a mostrar a aposta de reforçar a operação noutros destinos. Desta vez, a transportadora anunciou que as ligações entre Portugal e Marrocos também vão ser alvo de mudança. A TAP duplicará as suas opções na ligação a Casablanca, disponibilizando dois voos diários. Para Marraquexe, onde até agora …

Ler mais 0 Comentários
homem que caminha sobre bordas dos tanques de tingimento de curtumes na cidade de Fez
Crónicas de Viagem

Fez – Tapete Voador

O ar quente acariciava-me o rosto, que tentava proteger com o lenço que me envolvia o pescoço. Lá em cima nas alturas, espiava a paisagem que sobrevoava, num imenso manto de extensão amarelada a perder de vista, até onde a minha visão alcançava. De relevos ondulantes e mutáveis, ao sabor do vento que tratava de esculpir as dunas a seu …

Ler mais 0 Comentários
Jemaa El Fnaa
Crónicas de Viagem

Marraquexe: dança encantada

Ondulante e segura, rolava ao som da música indiferente ao ambiente que a rodeava, num movimento de plena sensualidade, cativante aos meus olhos fixos nas suas curvas. Circunspecto, imobilizei-me durante breves minutos que me pareceram horas, como se fosse um ser estático sob o efeito do hipnotismo. A música invadiu-me subtilmente o cérebro, criando uma onda electrizante em todo o …

Ler mais 0 Comentários
grande duna de Merzouga
Crónicas de Viagem

Merzouga – Chá do Deserto

O sol tórrido presenciava a passada lenta dos camelos, caminhando sobre a areia escaldante, quase envoltos numa ténue sonolência. A caravana seguia um trajecto imaginário, conduzido pelos cameleiros, num silêncio sepulcral em busca do vazio. Envolto em panos, qual tuaregue, tentava abrigar-me do sol da forma que podia. A água que levava no cantil, já tinha aquecido. Parecia estar a …

Ler mais 0 Comentários
azulejos de entrada na casa da fotografia de Marraquexe
Locais imperdíveis

Casa da Fotografia de Marraquexe

Marraquexe também dispõe de um museu de fotografia. Chama-se Casa da Fotografia (Maison de la Photographie) e está instalado em pleno coração da Medina, num antigo foundouk sabiamente recuperado. O espaço é uma enorme surpresa para quem aqui passa e um lugar obrigatório para os amantes da fotografia. Com um acervo superior a 3500 documentos constituído essencialmente por fotografias a …

Ler mais 1 Comentário