Ao Sabor do Vento é um veículo que procura fazer chegar ao leitor informação útil sobre viagens, mas felizmente não é o único. Existem vários projectos escritos na língua de Camões que, além de disponibilizarem imenso material que o pode ajudar na preparação das suas próximas viagens, são o garante da diferença de opinião e da pluralidade sobre o que pode ser, afinal, “esta coisa de viajar”.

De entre os vários projectos online que acompanhamos com regularidade, seleccionámos um conjunto que identificamos com qualidade e acreditamos serem detentores de informação objectiva, de grande utilidade para a programação das suas viagens e que seguramente merecem uma atenção redobrada.

CruzaMundos

O Cruzamundos é um blog pessoal  sobre o maravilhoso mundo das viagens. Quase diariamente são publicados artigos em rúbricas bem definidas:  em Pessoas do Mundo fala-se de  figuras encontradas por ai, gente única, por uma razão ou por outra… depois há o Fotografias com História, onde algumas das melhores imagens recolhidas em viagem são explicadas. Momen tos é sobre experiências especiais. Em Locais são apresentados os cantos do mundo onde o Cruzamundos encontrou magia. E estas são apenas algumas das secções existentes no blog.

Site Cruza Mundos

Alma de Viajante

Criado por Filipe Morato Gomes após regressar da sua volta ao mundo, o projecto Alma de Viajante é um veículo de informação sobre viagens e turismo. Caracterizado por apostar num jornalismo sério e objectivo, a Alma de Viajante é um local onde viajar é o mote, a escrita e a fotografia os meios de transporte e o mundo inteiro o destino. Com publicações diárias sobre a temática das viagens, é essencialmente um lugar destinado aos potenciais turistas e viajantes, e não tanto aos profissionais do turismo.

Site Alma de Viajante

Fui dar uma volta

Jorge Vassalo há muito que decidiu fazer das viagens a sua vida. No meio de inúmeras viagens e projectos, onde se destaca o reconhecido “Até onde vais com 1000 euros?”, realizado em conjunto com o amigo Carlos Carneiro, há sempre tempo para voltar ao seu país de eleição: a Índia. No seu blog “Fui dar uma volta”, o Jorge vai dando conta dos seus projectos, aventuras e dissertações sobre a arte de bem viajar.

Site Fui dar uma volta

Diário da Pikitim

Para quem deseja viajar com crianças, mas vê nisso um problema ou tem muitas dúvidas sobre por onde começar, este é o sítio indicado para afastar os medos e anseios. Durante 12 meses, a família constituída pelo Filipe, Luísa e a pequena Pikitim, com apenas quatro anos, lança-se numa epopeia que os levará a dar uma volta ao mundo. Seguramente uma viagem inspiradora e merecedora de atenção, mas onde também se buscam experiências educativas, projectos de turismo sustentável e muita felicidade.

Site Diário da Pikitim

 

Comedores de Paisagem

O Comedores de Paisagem é um site que em vez de dicas dá inspirações. Oferece imagens, textos e receitas da gastronomia local, sugere livros e mostra detalhes naturais ou culturais de recantos do planeta, alguns bem longe da paisagem humana ocidental. É um site pré e pós viagem; sugere o que se pode querer conhecer e traz compras e receitas para casa. Porque “Comer não é só alimentar-se… A comida também é acerca de lugares, épocas, pessoas, e a memória que guardamos disso.” A autora, Ana Isabel Mineiro, cronista de viagens e vegana, assume-se como uma “comedora de paisagens”, dedicando boa parte do tempo dos seus périplos (quase sempre) a solo, ao trekking e à comida.

Site Comedores de Paisagens

João Leitão

A viver em Marrocos, quando não se encontra em viagem, o João Leitão é um dos maiores viajantes portugueses da actualidade. Com mais de 80 países visitados, há muito que o João descobriu a sua verdadeira essência: ser um cidadão do mundo. No seu sítio internet, são partilhadas muitas aventuras contadas na primeira pessoa, galerias fotográficas, vídeos improváveis e imensas dicas que podem simplificar a preparação de novas viagens.

Site João Leitão Viagens

 

Tempo de Viajar

Há muito que o bichinho das viagens vem alimentado a vontade de partir do André Parente. E é de viagem em viagem que surge a maior de todas elas: uma volta ao mundo com oito meses de duração. No regresso, surge o projecto Tempo de Viajar, onde os leitores podem encontrar informações práticas e artigos escritos com base da experiência pessoal de vários colaboradores. Trata-se de viajantes independentes, onde a informação que partilham é isenta e marcada por uma opinião pessoal, sem qualquer tipo de pressão comercial ou corporativa.

Site Tempo de Viajar

Globonautas

Faz parte da natureza humana sonhar e procurar soluções para a sua concretização. Para a dupla Nuno Brilhante e Joana Oliveira, o sonho é viajar e andarilhar o mundo, sentindo na primeira pessoa o que ele tem de fantástico e único. Depois de várias viagens individuais ou em conjunto, onde se incluem os 40.000 km da pan-americana em bicicleta, chegou a vez do maior projecto das suas vidas: dois a três anos de viagem em total autonomia. Esta viagem, entretanto iniciada na Nova Zelândia, tem a bicicleta como principal forma de deslocação, mas haverá lugar para desenvolver etapas de barco a remos, cavalo ou tuk-tuk.

Site Globonautas

Viajar entre Viagens

A Carla Mota e o Rui Pinto são um casal que, viajando juntos há cerca de 8 anos, tem sempre aliado a paixão de viajar, o desejo de partilhar com os outros as suas aventuras e desventuras. Nasceu assim o Viajar entre Viagens, onde nos dão uma perspectiva pessoal dos seus itinerários pelos quatro cantos do mundo, complementada com aspectos práticos de onde e como viajar. O carácter aventureiro das suas crónicas, aliado à caracterização cultural, histórica e geográfica de gentes e lugares, tem atraído a este blogue um número crescente de pessoas.

Site Viajar entre Viagens

Dobrar Fronteiras

Em 2005, com 21 anos, uma atividade dos escuteiros levou o Samuel até à Guiné-Bissau. A primeira experiência fora da Europa fê-lo querer conhecer mais do mundo e acreditar que isso era possível. No ano seguinte fez-se à estrada e criou o blog Dobrar Fronteiras para inspirar, ajudar e partilhar as viagens que se foram sucedendo.

Site Dobrar Fronteiras

Foto Viajar

O Luís Seco tem uma paixão forte por tudo o que satisfaça a sua curiosidade pelo que é diferente. Foi assim que surgiram as viagens, pelo bairro ao lado ou a uns milhares de km de casa. No Foto Viajar, gosta de partilhar, em textos práticos acompanhados por fotografias (muitas), os seus roteiros de viagem. Prontinhos para dar uma ideia dos seus destaques de cada lugar que visitou mas também para serem adaptados. Cada um tem a sua própria viagem. Desde o início do site, o objectivo tem sido sempre ajudar outros viajantes a preparar as suas aventuras e incentivar as pessoas a sair de casa para descobrir o mundo.

Site Foto Viajar

Vagamundos

“O viajante ainda é aquele que mais importa numa viagem”. André Suarès

É esta a essência das Crónicas de “Um” VagaMundo. A vontade de partir, movida pelo simples desejo de ir, pelo anseio de saborear novos caminhos, de aspirar novos cheiros, de experimentar outros sabores, de entranhar novas culturas.

E é nas Crónicas de “Um” VagaMundo que o Alexandre e a Anabela partilham a unicidade das suas deambulações pelo mundo dando expressão às suas três maiores paixões: a escrita, a fotografia e as viagens.

Site crónicas de um vagamundo

Viaje Comigo

Susana Ribeiro é jornalista, adora contar histórias e é uma apaixonada por viagens. Encontra sempre um pretexto para passear. Depois de escrever, para vários órgãos de informação, sobre turismo, gastronomia, vinhos e viagens… decidiu colocar todas as suas dicas no ViajeComigo.com. As suas sugestões são para incentivar outros a descobrirem novas paragens. Por isso, diz: “Há sempre um sítio novo para conhecer, nem que seja na sua própria cidade. Cada viagem e viajante são singulares. Conheça o mundo à sua maneira”.

Site Viaje Comigo