Rio de Janeiro desde o Corcovado

Bandeira do Brasil

Sugestões de visita para o destino Brasil

Maior país da América do Sul, é o único país da América onde se fala maioritariamente a língua portuguesa. Foi encontrado pelos europeus em 1500, numa expedição liderada pelo português Pedro Alvares Cabral. Hoje é uma das nações mais multiculturais e com maior diversidade de etnias, em parte devido à forte imigração oriunda dos mais diversos cantos do mundo. O tamanho, relevo, clima e recursos naturais fazem do Brasil um país geograficamente diverso. É no Brasil que encontramos as maiores áreas ocupadas por floresta, a Amazónia, e por zonas húmidas de água doce, o Pantanal.

Entre as cidades que merecem especial atenção estão: Rio de Janeiro, talvez a mais turística cidade brasileira; Salvador, Fortaleza e Recife, que são frequentemente destinos de verão para muitas famílias; Manaus, as portas para visitar a vasta selva da Amazónia e onde se pode presenciar o fenómeno do encontro das águas dos rios Solimões e Negro; e Fernando de Noronha, arquipélago brasileiro declarado Património Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001, pelas espécies ali existentes, sendo considerada a “esmeralda do Atlântico”; existem ainda muitos outros locais que despertam a atenção pelas suas características únicas.

Dados relevantes

Capital: Brasília

População: 204,8 milhões

Línguas faladas: Português + 254 línguas étnicas

Diferença horária: GMT-3

Código telefónico internacional: +55

Sistema eléctrico: 127V / 220V, 60 Hz, tomadas tipo A / B / C / I

Condução automóvel feita pela: Direita

Site oficial de turismo: http://www.visitbrasil.com/

Outros dados

Religiões: Católica 64,6%, Protestante 22,2%, sem religião 8%, Espiritismo 2%, outras 3,1%

Tipo de governo: República federalista

Dia nacional: 7 Setembro

Superfície: 8.516.000 km2

PIB (per capita): 6.790 USD (est.2014)

Esperança de vida: 73,6 anos

Quando ir
Dinheiro

Moeda Oficial: Real > ver câmbios

Cartões de débito, como o Visa Electron e MasterCard, podem ser abundantemente utilizados nos mais diversos locais. O Brasil tem uma rede bancária muito extensa e as caixas multibanco são largamente acessíveis, estando espalhadas por todas as cidades brasileiras. Apesar de os conhecidos cartões internacionais serem aceites em todo o país, leve sempre algum dinheiro consigo. Não queira correr o risco de ver o seu cartão recusado numa caixa ATM, situação que pode ocorrer pontualmente. A quantidade máxima diária para levantamento, geralmente R$ 1000, está sempre sujeitas às taxas de câmbios bancárias, que poderão variar de banco para banco e em alguns casos apontar para valores relativamente desfavoráveis. Se pretende levantar dinheiro, tenha pois isso em consideração.

Mapa

Nuvens carregadas cobrindo o céu de Fernando de Noronha no Brasil
Crónicas de Viagem

A ilha do tesão

Na vida, no amor e nas viagens – dizem os bruxos, os sábios e as mães avisadas -, há sempre o “the one and only”, à americana de Tennesse Williams, ou o lugar em que se pega “o bonde chamado desire”, à brasileira de Nelsinho Motta. É coisa rara isso do amor-lugar-pessoa-perfeitos, tão raro como um homem se evolar pelos …

Ler mais 0 Comentários
miradouro da casa dos contos em Ouro Preto, Brasil
Reportagem

Ouro preto: um museu a ceu aberto

Ouro Preto (a 100km de Belo Horizonte-MG) foi declarada pela Unesco patrimônio da humanidade em 1980 e é a primeira cidade brasileira a receber esse título. Do mirante do campus principal da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), no Morro do Cruzeiro, você consegue visualizar de uma só vez todo o complexo barroco da cidade, só que também se enxergam …

Ler mais 0 Comentários
Rio de Janeiro desde o Corcovado
Rotas Migratórias

Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa

Embora já tenhamos falado do Carnaval do Rio, não falamos propriamente da cidade do Rio de Janeiro. Quando chegamos os nossos sentidos foram consumidos pela enorme euforia do Carnaval, o que na prática se traduziu na falta de tempo para desenvolver actividades mais relacionadas com o “passeio”. Durante a festividade do Carnaval houve tempo para percorrer algumas zonas de Copacabana, …

Ler mais 0 Comentários
União da Ilha no Sambódromo do Rio de Janeiro
Rotas Migratórias

Carnaval do Rio de Janeiro: a maior festa do mundo

Bem-Vindos ao Rio de Janeiro! A cidade maravilhosa. A suave descida em direcção ao aeroporto, faz-se sobre uma paisagem única e deslumbrante. Entre montanhas dos mais variados formatos, favelas que enchem as encostas dos montes, um mar de prédios que se entrelaça ao sabor da geografia e um trânsito verdadeiramente infernal, nós parecíamos duas crianças a olhar pela janela do …

Ler mais 1 Comentário