Sugestões de visita para o destino Faro


pastora com vacas numa estrada de montemuro
Crónicas de Viagem

Pela estrada fora

O anfitrião da Invicta diz com ênfase profético: “Se o pão-de-ló tem pito vale todos os sacrifícios”. Ter “pito” é ter mão na colher e dar glória à gemada. Ou seja, é caso para vir de Lagos a Ovar (ou Espinho e Esmoriz) provar o néctar de uma guarnição de ovos. Carlos Romero, tripeiro e devoto de Cápua, garante que nem …

Ler mais 0 Comentários
Estátua do guarda fiscal em Alcoutim
Crónicas de Viagem

memórias presentes XVIII

o cercado fica no monte. é um pedaço de terra onde nos procuramos encontrar. umas amendoeiras. uns cactos. estevas. dessas já secas e que se partem, que levamos para nos guiar e abrir caminho. sobreiros. bolotas. sempre se provam as bolotas. um cercado. um pedaço de terra rodeado de pedras. que o delimita. sem percebermos que afinal no seu interior …

Ler mais 0 Comentários
Balcão à entrada do Restaurante A Charrette
6.8
Restaurantes

Restaurante A Charrette e os saberes genuínos da serra

Se há lugares que parecem estar predestinados para o deleite das papilas gustativas e prazeres do espírito, que naturalmente ficam na história pelo arrojo, competência e capacidade em preservar as tradições genuínas da serra, o restaurante A Charrette é indubitavelmente um destes lugares. Trata-se de um templo destinado ao culto gastronómico e ao melhor que os magos da cozinha Monchiquense …

Ler mais 0 Comentários
panoramica da Vila de Monchique
Reportagem

Monchique, um segredo guardado pela serra

Embora a serra de Monchique já fosse conhecida pelas suas águas medicinais desde o tempo dos romanos, a história mostra que só muitos séculos mais tarde, com o início da sua povoação e lento desenvolvimento, conseguiu ganhar alguma relevância geográfica e económica. A povoação que entretanto aqui se estabelecera, muito na sequência da prosperidade obtida através de actividades relacionadas com …

Ler mais 0 Comentários