Birmanês vendedor de comida de rua na cidade de Yangon.

Bandeira de Myanmar

Sugestões de visita para o destino Myanmar

Myanmar é um dos maiores países do Sudeste Asiático, com as suas fronteiras terrestres a totalizarem 5876 km. Limitado a Norte e Nordeste pela China (2185 km), a Leste pelo Laos (235 km), a Sudeste pela Tailândia (1800 km), a Oeste pelo Golfo de Bengala e a Noroeste pelo Bangladesh (193 km) e pela Índia (1463 km). Myanmar possui um litoral contínuo de 1930 km, banhado pelo Golfo de Bengala e pelo Mar de Andaman. No Norte, os montes Hengduan Shan formam a fronteira com a China e o Hkakabo Razi, localizado no estado de Kachin, é o ponto mais elevado do país, com 5881m. O rio Irrawaddy é o mais longo de Myanmar, com praticamente 2170 km de extensão, e no seu vale vive a maioria da população do país, uma vez que o mesmo possui férteis planícies.

A terra Dourada, da Imortalidade e das Gemas, é um país misterioso e fascinante. Os mais de 4000 templos de Bagan, a travessia no rio Irrawaddy a partir de Mandalay, a movimentada Yangon (antiga capital) com o resplandecente pagode dourado de Shwedagon, as tranquilas praias de Ngapali, as montanhas da província de Shan, os trekkings desde a vila de Kalaw, o cénico Lago de Inle, a ponte de madeira de U’Bein, em Amarapura, ou a rocha dourada de Kyaiktiyo, são algumas das principais atracções em Myanmar, um destino absolutamente imperdível.

Dados relevantes

Capital: Naypyidaw

População: 55 milhões

Línguas faladas: Birmanês e línguas étnicas locais.

Diferença horária: GMT+6:30

Código telefónico internacional: +95

Sistema eléctrico: 230V, 50Hz, tomadas tipo C / D / F / G

Condução automóvel feita pela: Direita

Site oficial de turismo: http://www.myanmartourism.org/

Outros dados

Religiões: Budista 89%, Cristã 4% (Batistas 3%, Católicos Romanos 1%), Muçulmana 4%, Animista 1%

Tipo de governo: Governo Parlamentar

Dia nacional: 04 de Janeiro

Superfície: 678.500 km2

PIB (per capita): 1.282 USD (est. 2013)

Esperança de vida: 64,9 anos (est. 2012)

Quando ir
Dinheiro

Moeda Oficial: Kyat (MMK) > ver câmbios

Como os ATM’s são praticamente inexistentes no país, onde as entidades gestoras cobram uma taxa de utilização elevada, já para não falar nos problemas frequentes de comunicações, é altamente recomendável levar a quantidade de dinheiro suficiente para cobrir as despesas durante a estadia.

Os traveler’s cheques e os cartões de crédito também raramente são aceites. É por isso recomendado o transporte de dinheiro vivo, preferencialmente dólares uma vez que o Euro é ainda bastante penalizado, e nas melhores condições possíveis – quanto mais elevado for o valor das notas e em melhores condições estas estiverem, mais vantajosa será a taxa de câmbio. Procure também fazer os câmbios em agentes oficiais, dado que as taxas praticados no mercado negro deixaram de ser vantajosas e, face ao baixo valor da moeda, a probabilidade de ser enganado é extremamente elevada.

Mapa