No primeiro trimestre de 2012 os parques e monumentos que se encontram sob a alçada da Parques de Sintra – Monte da Lua, registaram um incremento de 20,8% no número de visitantes, quando comparados com o período homólogo de 2011.

Segundo os dados divulgados pela Parques de Sintra – Monte da Lua, o Parque e Palácio de Monserrate é o monumento onde se verifica o maior crescimento percentual, com cerca de 13.500 visitantes, o que se traduz num aumento de 54% face ao mesmo período do ano anterior. Ainda assim, o Palácio e Jardins da Pena continuam a ser os principais locais procurados pelos visitantes, facto comprovado pelos seus 99.500 visitantes, ou seja, um incremento de 18%. Seguem-se o Castelo dos Mouros com perto de 36.800 entradas (+21%) e o Convento dos Capuchos com sensivelmente 4.700 visitas (+18%). No somatório do número total de visitantes, a Parques de Sintra registou no primeiro trimestre do ano cerca de 157.000 entradas (inclui 2.600 entradas no Chalet da Condessa, encerrado em parte do período homologo), o que representa mais 28,8% que no primeiro trimestre de 2011.

Embora não se possa identificar uma razão única que justifique a crescente procura dos visitantes pelos espaços geridos pela Parques de Sintra, as anormais condições meteorológicas para a época, a clara aposta na animação e promoção dos locais, bem como o investimento que se tem vindo a fazer na recuperação do edificado e na abertura de novos polos de visita, são factores que seguramente estarão a contribuir para atrair cada vez mais visitantes.

Com o aumento verificado até ao momento é de crer que em 2012 o número total de visitantes ultrapasse os já impressionantes valores atingidos em 2011 que, recorde-se, alcançaram 1.070.000 entradas. Todavia, um eventual aumento significativo no número de visitas não deverá corresponder a um aumento proporcional no volume de receitas, pois a recente actualização do IVA, onde a cobrança das entradas em espaços culturais passou da taxa reduzida para a taxa normal (de 6% para os 23%), será responsável por absorver parte dessa receita.

Se necessitar de alojamento durante o período em que visitar os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra – Monte da Lua, poderá recorrer ao nosso parceiro booking.com, especialista na área e com uma oferta muito diversificada na região de Lisboa.