A gastronomia da ilha de Phuket, na Tailândia, foi reconhecida pela UNESCO, passando a figurar na lista das Cidades Criativas.

Aquele que é o segundo destino mais importante da Tailândia, a seguir a Banguecoque, foi uma das 47 cidades dos 33 países a entrar nesta rede. As distinções divide-se em Artesanato e Arte Folclórica, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Media Arte e Música.

Phuket é conhecida como a ‘Pérola do Mar de Andaman’, com uma gastronomia de referência na Ásia.

De acordo com o Governador da Autoridade de Turismo da Tailândia, Yuthasak Supasorn, «Phuket deixou de ser visto apenas como um destino de resorts de praia. Tornou-se num destino de férias multiproduto, que oferece uma enorme diversidade de atrações culturais e incentivos. Este reconhecimento por parte das Nações Unidas é sem dúvida uma mais-valia a acrescentar à variedade de atrações que temos para oferecer. Phuket já é mundialmente famosa pelo seu marisco pelo que sai ainda mais reforçada com esta distinção. Promover a gastronomia tailandesa é uma das principais prioridades da TAT porque a gastronomia é um elemento fortemente diferenciador e indispensável à experiência de quem está a viajar.»

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como objectivo incentivar a cooperação internacional entre vários destinos, desenvolvendo a inclusão social e a vitalidade cultural.