A pensar em quem tem de arrumar malas para os dias de pausa no Natal e Ano Novo, a momondo preparou dez dicas para preparar a bagagem e ter uns dias mais descansados.

Preparar malas pode ser stressante. Para começar, a primeira sugestão é que faça uma lista daquilo que precisa mesmo e que pense nas restrições que convém cumprir. Pesar as malas antes de chegar ao aeroporto também ajuda, para que esteja certo de que não ultrapassa os limites. Afinal, não cumprir com o limite de peso é sinónimo de abrir os cordões à bolsa no aeroporto. Outra coisa importante: preparar as etiquetas de identificação, caso a mala se perca.

Segundo ponto: não convém esquecer aquela espécie de kit de primeiros-socorros, composta por medicamentos para dor de cabeça, barriga e afins. Ninguém quer ter problemas durante as férias.

A terceira dica de viagem da momondo está ligada aos líquidos e produtos de higiene. As restrições de bagagem na Europa impõem que não se possa exceder os 100 mililitros por produto em bagagem de mão, dentro de um saco transparente. Caso precise mesmo de levar algo que ultrapasse esse limite, pode sempre colocá-lo na mala de porão.

Em quarto lugar: o pesadelo dos sapatos, que tanto espaço ocupam na bagagem. Não são precisos imensos pares, a menos que faça questão. Opte por sapatos versáteis e confortáveis, que se adaptem a várias ocasiões. Se viajar de avião, leve os sapatos mais pesados ou que ocupam mais espaço calçados. Dentro da mala, coloque as meias dentro dos sapatos para ganhar mais espaço.

Há sempre quem desconfie da dica de enrolar a roupa dentro da mala, mas a verdade é que resulta. Além de economizar espaço, permite ainda fazer com que a roupa chegue ao destino menos amarrotada. Afinal, é sempre bom garantir que tem espaço para as compras – quem viaja volta sempre com mais qualquer coisa.

Se é preciso levar artigos frágeis na mala, pode embrulhá-los em plástico bolha ou colocá-los entre a roupa, no centro da mala. Se forem pertences valiosos, o melhor é mesmo carregá-los na mala de mão (assim sabe onde estão, no caso de a mala andar perdida).

A sétima dica passa por ponderar se são mesmo precisas toalhas. Verifique com o local de alojamento se são disponibilizadas toalhas, para evitar ter de ocupar espaço na mala com artigos que não são necessários.

Mais outra ideia para prevenir em vez de remediar, caso a sua mala não chegue ao destino. Levar uma muda de roupa na bagagem de mão e alguns artigos essenciais. Afinal, os kits que são dados a quem fica sem malas não são lá muito simpáticos…

Parece óbvio, mas com tantas tarefas para preparar as viagens, é normal que se esqueça de verificar a meteorologia. Procure no dia antes da viagem se fez a mala com roupa adequada ao tempo e se é preciso guardar espaço para um impermeável ou guarda-chuva.

Por último: não saia de casa sem o essencial. Confira se tem os documentos válidos, dinheiro e escova de dentes, assim como outros artigos que são mesmo necessários.