O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi considerado o terceiro melhor aeroporto da Europa pelo Airports Council International. Esta não é a primeira vez que o aeroporto recebe esta distinção.

O prémio surge como resultado das medidas impostas pela ANA para conseguir mobilizar recursos para a melhoria da qualidade do serviço que é prestado aos passageiros. Recentemente, o Aeroporto do Porto anunciou que ultrapassou os oito milhões de passageiros transportados.

Em dez anos, este é a nona vez que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é distinguido. Entre 2006 e 2011, conseguiu classificar-se todos os anos no pódio, com destaque para 2007, em que foi considerado o melhor aeroporto da Europa. Em 2013, voltou a ser premiado, mantendo o terceiro lugar até agora.

O programa Airports Council International é o líder mundial na avaliação da satisfação dos passageiros, tendo por base questionários preenchidos pelos passageiros. São avaliados 34 indicadores, desde atendimento, tempo de espera, cortesia dos funcionários, conforto ou a limpeza das instalações do aeroporto, entre outros parâmetros.