Na sequência dos novos pré-avisos de greve apresentados pelos cinco sindicatos que representam a NAV Portugal, a TAP cancelou mais de 30 voos de médio-curso, essencialmente destinados à Europa, previstos para amanhã, dia 11 de Maio. De acordo com a informação veiculada através do sítio internet da companhia aérea nacional, as paralisações dos controladores aéreos irão provocar grandes restrições no tráfego, pelo que não restou outra alternativa senão cancelar vários voos e reprogramar o plano previsto para todo o dia.

A TAP informa ainda que os passageiros afectados por estas alterações estão a ser contactados para que em conjunto seja encontrada a melhor solução e alternativa possível.

No pré-aviso de greve entregue pelos sindicados, são apresentados três períodos de paralisação diária, distribuídos por duas horas em cada turno: 07h00 – 09h00; 14h00 – 16h00 e 21h00 – 23h00. Não havendo qualquer inversão nas reivindicações ou cedências por parte do governo, as greves voltar-se-ão a repetir nos dias 17, 18, 24 e 25 de Maio.

Na origem deste novo conjunto de greves, continua a contestação à falta de respostas do Governo pela actual situação que se vive na NAV Portugal, bem como pela “instabilidade social sem paralelo” que se tem vindo a adensar sobre os trabalhadores da empresa. Os sindicatos afirmam que o Governo tem manifestado uma atitude de total indiferença, face aos muitos apelos que há mais de um ano têm vindo a ser feitos, no sentido de chamar a atenção para os enormes “prejuízos” que o conjunto de medidas de contenção orçamental tem provocado junto dos funcionários da NAV, na própria empresa e no país.