Em sentido contrário à posição oficial que vem sendo reiterada pela IAG, empresa resultante da fusão entre a British Airways e a Ibéria, afinal existe interesse na privatização da TAP.

O presidente executivo da International Airlines Group, em entrevista à Bloomberg, revelou que a TAP pode ser uma peça importante no objectivo de assegurar uma forte posição no Brasil. Willie Walsh, reconhece que o interesse deve-se sobretudo à rede e domínio que a companhia de bandeira nacional tem no país que será uma “economia chave do futuro”.

Apesar das inúmeras iniciativas que a British Airways e a Ibéria têm promovido no sentido de aumentar o tráfego para os seus destinos brasileiros, tais medidas não têm surtido o efeito desejado, pelo que a opção poderá mesmo passar pela aquisição da TAP, que voa actualmente para aproximadamente o dobro dos destinos da IAG e é líder indiscutível das rotas entre o Brasil e a Europa.

Willie Walsh aguarda agora pelo modelo que o governo português irá adoptar na operação de privatização da TAP, pois só assim poderá ser tomada uma posição oficial ou qualquer tipo de proposta de aquisição.