A TAP, transportadora aérea nacional, aumenta a partir de amanhã, dia 11 de Outubro, a sobretaxa de combustível aplicada a todos os voos entre o continente e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Com um aumento de um euro por percurso, a nova taxa fixa-se nos 33 euros, depois de em Junho passado ter sido reduzida dos 36 para os 32 euros, ou seja, um total de quatro euros.

À semelhança do que acontece trimestralmente, esta sobretaxa foi determinada pelo INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil – que, recorde-se, é a entidade responsável pela revisão desde valor, sempre em função da evolução dos preços internacionais do Jet Fuel e do contravalor do Euro face ao Dólar.

Em bom rigor este mecanismo aplica-se particularmente às ligações de serviço público com os Açores, mas a TAP vem desde há longa data mantendo as mesmas regras e valores nos voos que estabelece com a região autónoma da Madeira, permitindo desde modo que a sobretaxa de combustível para o Funchal e Porto Santo seja inferior às aplicadas nos voos destinados à Europa, ou até nas ligações domesticas Lisboa | Porto | Faro.

Segundo apurou o sítio internet PressTur, a TAP mantém excepções no valor da sobretaxa para alguns tipos de tarifas, nomeadamente, as KGDTAP_ e GGDTAP_ (entre Lisboa | Porto | Faro e Funchal | Porto Santo) que estão isentas, as OFLYPLUS e OWFLYPLU (entre Lisboa | Porto e Funchal) onde é aplicada uma taxa de combustível de nove euros e, finalmente, a tarifa TFLYRAM (também entre Lisboa | Porto e Funchal), na qual é aplicada uma sobretaxa de vinte euros. Em contrapartida, a classe de reserva O e as tarifas destinadas a estudantes e residentes açorianos nas classes de reserva T, E e U, mantêm a habitual isenção do pagamento de taxas de combustível.

As reservas de voos TAP podem ser efectuadas directamente através do portal flytap.com