A TAP, companhia aérea de bandeira nacional, anunciou que a rota Lisboa – Manchester, actualmente a funcionar com 5 ligações semanais, vai passar a dispor de uma ligação diária a partir de Outubro. A companhia justifica esta decisão com um aumento significativo da procura, bem como das “elevadas taxas de ocupação”, facto comprovado pelos 84% registados para o mês de Julho, conforme ditam os números que apontam para as reservas efectuadas até dia 25.

Embora a ligação a Manchester só tenha arrancado no passado dia 1 de Junho de 2011, sendo por isso o destino TAP mais recente para Reino Unido, a operação distribuída por cinco voos semanais (segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, Sábados e Domingos) resultou até ao momento num volume superior a 48 mil passageiros transportados.

A estratégia assumida pela TAP para o mercado britânico, reforçada pelo anúncio agora divulgado, é particularmente importante para os seus resultados operacionais. Segundo os dados divulgados pela companhia no início desde ano, o Reino Unido representou em 2011 a 11ª posição na tabela correspondente à origem de receitas, representando cerca de 3.1% dos 1.974 milhões de euros contabilizados durante o ano fiscal.

No universo das rotas disponíveis para terras de sua majestade, a nova contabilização do número total de voos semanais, indica que a TAP passará a operar 74 ligações entre Portugal e o Reino Unido, sendo que a sua grande maioria, no caso 64, são destinadas a Londres – 46 à partida de Lisboa, 14 com origem no Porto e 7 desde o Funchal.

As reservas para os voos com destino a Manchester podem ser efectuadas directamente no sítio internet da TAP, ou opcionalmente em agencias de viagens online como é o caso da eDreams, Netviagens e Logitravel