A easyjet, companhia de baixo custo britânica, aguarda a tomada de posse do novo Governo Regional dos Açores, eleito há cerca de duas semanas, para retomar as negociações que visam a liberalização do mercado aéreo nesta região autónoma, tal como no passado já foi feito na Madeira.

Na conferência de imprensa realizada há dias, para fazer o ponto de situação dos 6 meses de actividade da base instalada em Lisboa, Javier Gandara, director-geral da easyjet Portugal e Espanha, referiu que a alteração da regulamentação actualmente existente, com vista ao aumento do número de companhias autorizadas a voar para os Açores, teria enormes benefícios não só para o turismo em geral, mas também para a economia local e os cidadãos residentes naquele arquipélago. «Basta verificar o que aconteceu no espaço aéreo da Madeira, onde o aumento da concorrência levou a uma redução das tarifas na ordem dos 30%», referiu.

Actualmente o monopólio das ligações entre o Continente e Região Autónoma dos Açores é dividido pela SATA e TAP, também responsáveis pela realização dos voos ao abrigo dos deveres de serviço público, mas há muito que empresários, cidadãos e operadores turísticos reclamam a abertura do mercado a companhias de aviação low-cost, como é o caso da easyjet.

Entretanto foi também anunciado que a easyjet recebeu do CAA (autoridade do Reino Unido responsável pela a aviação civil) autorização para iniciar a ligação entre Londres e Moscovo, que já havia sido pedida há vários meses.

Os voos entre o aeroporto de Londres – Gatwick e Moscovo – Domodedovo vão ter início na Primavera de 2013, através de duas ligações diárias, em aeronaves do tipo Airbus A320, com capacidade para 180 passageiros. Assim, e segundo os cálculos da companhia, são esperados cerca de 230 mil passageiros transportados só no primeiro ano de actividade. A easyjet anunciou ainda que vai disponibilizar tarifas desde 160 euros, ida e volta, e que os bilhetes deverão estar disponíveis dentro de muito poucas semanas.

Assim que disponível, a nova rota ente Londres e Moscovo pode ser reservada junto do sítio internet da easyjet ou em agências online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel