“Ingrediente Secreto”, de Henrique Sá Pessoa e “Papa Quilómetros”, de Ljubomir Stanisic, são dois dos livros que acabam de ser distinguidos pela Gourmand World Cookbook Awards. Para esta organização internacional, tratam-se dos dois melhores livros de culinária publicados em Portugal, durante o corrente ano.

No anúncio efectuado pela Gourmand, o livro “Ingrediente Secreto” foi premiado na categoria TV Celebrity Western Europe, enquanto a publicação “Papa Quilómetros” foi distinguida na categoria Culinary Travel Guide. As duas publicações, com chancela da editora Casa das Letras, vão agora concorrer a um lugar no pódio para as melhores escolhas literárias gastronómicas internacionais. O resultado deste concurso será conhecido dia 6 de Março, no âmbito da edição 2012 do Paris Cookbook Fair, que é o maior evento mundial dedicado a esta temática.

“Papa Quilómetros”, assinado pelo chef Ljubomir Stanisic, é descrito como uma homenagem ao que a vida tem de bom, aos produtos portugueses, à família, às viagens e à importância da cozinha. Já o “Ingrediente Secreto”, do chef Henrique Sá Pessoa, é referido pela singularidade da obra, os 13 ingredientes seleccionados e as receitas que foram elaboradas em torno de cada um.

A Gourmand World Cookbook Awards, fundada em 1995 por Edouard Cointreau, tem como principais objectivos recompensar e honrar aqueles que ousam “cozinhar com as palavras”, bem como ajudar os leitores a encontrarem os melhores livros sobre gastronomia e vinhos, de entre as cerca de 26.000 publicações, que se fazem anualmente um pouco por esse mundo fora. Actualmente os livros levados a concurso são distribuídos por 41 categorias ligadas à culinária e 18 categorias dedicadas às bebidas.

capa do livro papa quilómetros
“Papa Quilómetros”, uma caminhada pela gastronomia portuguesa, do chef Ljubomir Stanisic
capa do livro ingrediente secreto
“Ingrediente Secreto”, do chef Henrique Sá Pessoa

Entretanto, os interessados poderão acompanhar a promoção do livro do chef Ljubomir Stanisic, durante o dia de amanhã, através de uma iniciativa a desenvolver no aeroporto de Lisboa, a partir das 11h, no restaurante Passeio Antigo. A sessão de autógrafos está prevista na Divers (Zona Ar), entre as 14h e as 15h.

Quanto ao chef Henrique Sá Pessoa, podem desde já marcar encontro para mais um dos seus programas e ficar a saber qual vai ser o próximo “Ingrediente Secreto”. Basta sintonizar a TV na RTP2, no próximo Domingo, pelas 18h30.