Independentemente de viajarmos com a família, com amigos ou a sós, existe algo com que todos nos preocupamos – o nosso orçamento!

Para manter os gastos controlados quando andar aí pelo mundo, poderá seguir algumas das dicas que se seguem.

1. Planeie as suas refeições

Em vez de comer nos restaurantes mais famosos e com aspecto turístico, dê uma oportunidade à comida de rua e aos pequenos estabelecimentos onde os locais se servem. A poupança é enorme e em muitos casos a qualidade das refeições melhora. Quer exemplos? Duas semanas em Cuba foram passadas e o orçamento para alimentação foi de… 25 EUR. O preço de uma só refeição num bom restaurante para turistas. Em vez disso, muita pizza cubana, a custar 0,30 Eur, sumos naturais a 0,06 Eur. Comida de rua, comida local. E o dinheiro poupado poderá reverter para uma próxima viagem. Imagem de topo: uma refeição de peixe num restaurante para locais algures na ilha de São Tomé: Com dois Euros compra-se este peixe, uma bandeja de salada, uma bandeja de banana frita e uma bandeja de arroz.

2. Caminhe em vez de apanhar táxi

Pode economizar muito dinheiro se caminhar até aos seus destinos em vez de apanhar um táxi, além de ser uma boa oportunidade de conhecer melhor o lugar que está visitar. Também pode ser uma boa ideia considerar opções de transportes público, mas não deixe de todas as informações com antecedência. Na realidade, arrepia-me usar táxis. Só quando não há outra hipótese. Nada de transportes públicos e a distância a percorrer é superior a uns 5 km. Se não, caminho. Muitas pessoas, sobretudo viajantes menos experientes, apanham táxis pensando que será mais seguro. A minha experiência diz-me o contrário. Que meter-se num táxi num país desconhecido é meio caminho para ter problemas. Que poderão ocorrer em “vários sabores”, desde os mais ligeiros, como uma pequena quantia adicionada ao valor justo a pagar, até a situações bem complicadas em termos de segurança. Se as pessoas que vivem numa cidade usam transportes públicos, porque seremos nós diferentes? Existe um website muito interessante (e com um significativo nome) que oferece a informação necessária para evitar a utilização de táxis: ihatetaxis.com

Um táxi colectivo em Havana. Em vez de 10 Eur para um táxi comum, para turistas, 0,30 Eu pelo mesmo percurso, como fazem os locais.
Um táxi colectivo em Havana. Em vez de 10 Eur para um táxi comum, para turistas, 0,30 Eu pelo mesmo percurso, como fazem os locais.

3. Negocie com moeda estrangeira com atenção

Se você pretende negociar o câmbio da moeda durante a viagem, então certifique-se de pesquisar bem para não se deixar levar pelo entusiasmo. Uma maneira fiável de manter o controle das suas transações é acedendo ao Forex através da IG. Eles oferecem seminários on-line e acesso 24 horas à atividade do mercado em tempo real.

4. Wi-Fi Gratuito

Em alguns países vai-se tornando cada vez mais fácil encontrar Internet gratuita. Noutros, nem por isso. Mas recolher informação sobre os hotspots gratuitos poderá poupar-lhe bom dinheiro. Sobretudo, aconteça o que acontecer, não use a sua internet móvel no estrangeiro. O roaming de dados costuma ser a doer e a factura que lhe chegará um mês mais cara será verdadeiramente dolorosa. Usar o seu plano de dados no telemóvel quando estiver no estrangeiro, só mesmo para emergências a sério. Fora isso, usufrua do free wi-fi. Já há cidades onde vastas áreas estão cobertas, com o serviço a ser assegurado gratuitdamente para municipalidade. Por exemplo, toda a baixa de Bratislava, na Eslováquia, estava já coberta por wi-fi em 2007.

5. Procure descontos

É importante que você procure descontos, seja para visitar atrações turísticas locais, comer fora ou viajar para conhecer um país específico enquanto estiver longe de casa. O mesmo se aplica a acomodações e, se estiver a viajar integrado num grande grupo do trabalho, poderá sempre consultar descontos de quantidade em reservas de hotéis. Em muitas cidades há dias especiais em que as entradas nos museus têm um bom desconto ou são mesmo gratuitas. Em locais onde as coisas são bem caras, como em Paris, isso permite mudar muita coisa em termos de orçamento. Por exemplo, o Louvre pode estar ao seu alcançe por uma fracção do preço se chegar ao final da tarde. Se pesquisa com cuidado, nomeadamente na Internet, encontrará websites e blogs onde estas situações se encontram já selecionadas e apresentadas. É algo que faço sempre.

cubastreetfood
Comida de rua em Havana – Pizzas, muito populares .

Em suma, siga estas dicas e poderá economiz bom dinheiro, seja passando férias com a familia na Ásia, explorando a Europa com um grupo de amigos ou numa viagem de trabalho aos Estados Unidos.

Artigo em colaboração com a IG.