Porquê Oslo?

Oslo é a capital da Noruega e quem não tem curiosidade em ir a um dos países mais desenvolvidos do mundo? Além de reunir alguns dos edifícios mais importantes do país como o Parlamento e o Palácio Real, Oslo surpreendeu-nos a cada passo com esculturas nas ruas e nos parques. É uma cidade rodeada de mar e cheia de espaços verdes, onde sabe bem estar.

Entre tantas coisas para fazer, o difícil é escolher. Há o museu do pintor Edvard Munch (lembram-se de O Grito?), o Museu dos Barcos Viking, entre outros espaços que nos desvendam factos admiráveis da história e da cultura do país. Por exemplo, sabiam que se pode visitar o local onde, anualmente, se entrega o Prémio Nobel da Paz – o único que é entregue fora da Suécia? Que os noruegueses lideraram as primeiras expedições a atingir o pólo norte e o pólo sul ou que mais recentemente um norueguês conseguiu atravessar o oceano Pacífico numa jangada de madeira?

Mulheres pirata no Porto de Oslo, Noruega
Mulheres pirata no Porto de Oslo, Noruega

Onde Dormir

Ficámos hospedados no hotel HTL Grensen, bem no centro da cidade. Depois de mais de 2.500 km percorridos na terra dos fiordes, a dormir numa mini-camper, este hotel foi um verdadeiro achado! Além de ter sido um dos mais baratos que encontrámos na cidade-onde-tudo-é-caríssimo, não poderia estar mais bem localizado. Fica a dois minutos a pé da avenida principal, a Karl Johans Gate, e a dez da estação ferroviária, o principal ponto de acesso ao aeroporto.

Vista de Oslo apartir da cobertura do edifício da Ópera
Vista de Oslo a partir da cobertura do edifício da Ópera

As nossas três atrações preferidas

O Parque Vigeland é uma das atrações turísticas mais populares da Noruega, merecidamente. Gustav Vigeland (1869-1943) não só idealizou todo o espaço como criou mais de 200 estátuas de pedra, bronze e ferro fundido para aí serem colocadas. As esculturas, em tamanho real, são uma ode à viagem do Homem, desde o nascimento até à morte. A entrada é gratuita, 24 horas por dia, durante todo o ano.

A Ópera de Oslo é um edifício moderno, um dos muitos que estão a crescer na marginal da cidade. Inspirado num glaciar a flutuar no mar, a nossa parte preferida foi subir as rampas que permitem o acesso ao telhado, com vistas desafogadas sobre toda a área envolvente.

O Museu dos Barcos Viking fica na península de Bygdøy, onde se situam alguns dos museus mais interessantes de Oslo. Se o exterior do edifício não impressiona devido à sua simplicidade, o mesmo já não se pode dizer do interior cuja principal atração são três barcos viking, os mais bem conservados do mundo. Apesar de serem dos finais do século IX, só dez séculos mais tarde é que foram descobertos por agricultores, dentro de sepulturas, debaixo da terra.

A maior surpresa

O sol da meia-noite. Durante o verão, praticamente não há noite. Por isso, é como se os dias não tivessem fim e a nossa vontade era andar sempre a ver coisas novas. Muitas vezes só íamos para a cama, porque já não aguentávamos mais tanto sono.

Típica rua de Oslo na Noruega
Típica rua de Oslo na Noruega

Aquela dica que daríamos a um amigo

Comprar o Oslo Card! Este cartão permite poupar bastante dinheiro, uma vez que se pode andar em todos os transportes públicos e entrar na quase totalidade dos museus. É válido por 24, 48 ou 72 horas.