A ANA – Aeroportos de Portugal, entidade responsável pela gestão dos aeroportos nacionais, acaba de lançar uma aplicação destinada a smartphones ou tablets, de forma a simplificar as necessidades dos passageiros. Disponível gratuitamente para os sistemas operativos Android e iOS, a aplicação disponibiliza ferramentas muito úteis para a preparação das viagens: informação sobre os horários de partida e chegada, indicações sobre a melhor forma de chegar ao aeroporto ou dicas em como ocupar o tempo livre até ao embarque.

A aplicação está segmentada em oito diferentes experiências de navegação e mostra-se simples e intuitiva. Desde o ecrã principal, o utilizador pode escolher o aeroporto a partir do qual pretende desenvolver a sua experiência interactiva. Seguem-se três áreas distintas: o Flight, opção com informação geral sobre voos; o Plan, funcionalidade que permite o planeamento antecipado da viagem, nomeadamente através de informação relacionada com transportes, estacionamento ou alojamento; e o Explore, opção essencialmente relacionada com serviços, como é o caso da oferta disponível ao nível comercial, do lazer e da restauração.

Segundo a informação divulgada pela ANA, existe ainda um conjunto alargado de funcionalidades, actualmente em desenvolvimento, que serão progressivamente disponibilizadas em versões futuras da aplicação. Entre outras, está previsto disponibilizar o serviço Airport Shopping Online e Parking Online, acesso ao extravio de bagagem, envio de feedback e reclamações. Além de um avanço significativo na experiência do passageiro, a ANA espera que a disponibilização deste serviço permita uma assistência em viagem de vanguarda, impossível de disponibilizar até há bem pouco tempo.

A ANA não vê o lançamento desta aplicação como uma forma de seguir a tendência do que está a ser feito por outros aeroportos internacionais, mas sim como um veículo para chegar mais facilmente junto dos passageiros que utilizam as suas infra-estruturas, percebendo as suas necessidades e desejos.

ana mobile application ecrã 1
Ecrã do Aeroporto onde se deseja dar início à experiência.
ana mobile application ecrã 2
Partidas e chagadas desde o Aeroporto seleccionado.
ana mobile application ecrã 3
Dados da partida.

Os interessados em proceder à instalação desta aplicação no seu smartphone, podem fazer o download gratuito na AppStore (dispositivos Apple) ou na PlayStore (aparelhos com o sistema operativo Android).