A Iberia Express, companhia low-cost do grupo IAG – International Airlines Group, acaba de divulgar um comunicado onde são disponibilizados os resultados correspondentes aos primeiros quatro meses de operação. Com cerca de 800 mil passageiros transportados e mais de 6 mil movimentos aeroportuários, a companhia de baixo custo revela um crescimento notável, facto que já a posiciona entre as cinco principais companhias aéreas a operar no aeroporto de Madrid-Barajas. No comunicado pode ainda ler-se que para este período os níveis de pontualidade apontam para valores superiores a 93%.

Tendo efectuado o seu voo inaugural em 25 de Março último, a Iberia Express opera actualmente uma frota de 11 aviões, responsável por assegurar doze ligações em Espanha (Alicante, Fuerteventura, Granada, Ibiza, Lanzarote, Las Palmas, Málaga, Menorca, Palma de Maiorca, Santiago de Compostela, Sevilha e Vigo) e cinco na Europa (Dublin, Edimburgo, Mikonos, Nápoles e Riga). Seguindo a sua política de expansão, e não havendo qualquer contrariedade de última hora, a companhia aérea low-cost planeia iniciar uma nova ligação com Amesterdão, na Holanda, já no próximo mês de Setembro.

Com o hub instalado em Madrid-Barajas, a Iberia Express foi criada com o intuido de operar rotas de pequeno e médio curso, bem como de potenciar a transferência de passageiros para os voos de longo curso da Iberia.

O lançamento da Iberia Express foi anunciado em Outubro de 2011, mas desde logo recebeu forte contestação por parte dos pilotos pertencentes à Iberia. Além de acusarem a decisão de ilegal no quadro de vários acordos assinados no passado, defendem que a medida poderá obrigar à extinção de 5.000 postos de trabalho no sector. Entre as várias medidas tomadas no combate a decisão do grupo IAG, contam-se dezenas de dias de greve, como graves consequências para os passageiros e para a própria Iberia.

Os interessados podem reservar voos para os destinos da Iberia Express através do seu sítio internet ou junto de agências online como é o caso da eDreams, Netviagens e Logitravel