A Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea mundial na edição 2011 dos World Airline Awards, da Skytrax. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no museu parisiense do Ar e do Espaço, em Le Bourget. Como vem sendo hábito, o resultado da votação tem por base o voto dos passageiros, que este ano conta com uns impressionantes 18,8 milhões representativos de aproximadamente 100 países.

No panorama europeu, as três companhias eleitas como melhores da Europa são por ordem de atribuição: a Turkish Airlines, a Swiss e a Lufthansa. Já no lote das transportadoras do sul da Europa, a Turkish e a Aegean mantiveram o primeiro e segundo lugares do ano anterior, respectivamente, mas a TAP, com o seu honroso terceiro lugar na edição de 2010, perdeu agora o lugar para a Air Malta.

De destacar ainda a atribuição dos prémios da melhor aliança à Star Alliance – do qual faz parte a companhia portuguesa; da melhor companhia sul-americana à TAM; da melhor regional europeia à Aegean; da que melhores serviços de aeroporto disponibiliza, a japonesa ANA.

A lista das melhores companhias mundiais contínua no entanto dominada pelas transportadoras da Ásia e Pacífico. A Singapore Airlines – com o prémio para a melhor classe executiva – e a Asiana Airlines – que também ganhou o prémio para a melhor classe económica – classificaram-se na segunda e terceira posições, logo atrás da Qatar Airways.

Já no que respeita às low-costs, sem grande surpresa, a Easyjet voltou a ser considerada a melhor transportadora europeia para este segmento.

A lista do Top5 com as melhores companhias aéreas mundiais, onde curiosamente nenhuma voa para Portugal, fica assim constituída:

  1. Qatar Airways
  2. Singapore Airlines
  3. Asiana Airlines
  4. Cathay Pacific Airways
  5. Thai Airways International

Os interessados, poderão consultar a lista completa dos prémios atribuídos na página oficial dos World Airlines Awards.