A Aigle Azur, companhia aérea francesa, vai passar a disponibilizar um voo directo entre Lyon e o Funchal, já a partir do próximo mês de Abril. O voo vai ter lugar todas as quintas-feiras e terá como principal objectivo reforçar a capacidade turística madeirense em França. Com a nova rota, a Aigle Azur espera transportar anualmente cerca de sete mil e quatrocentos passageiros, dos quais já terá, aliás, vendido 60% da capacidade disponível só no mercado francês.

No que respeita a Paris, a companhia aérea francesa anunciou um incremento de 23% na oferta de lugares relativamente à disponibilidade de 2011. Trata-se de um reforço na capacidade à saída da cidade luz, onde em 2012 é esperado um embarque superior a dez mil passageiros, que além de representar uma resposta à procura, é também a aposta que está a ser feita no mercado gaulês conjuntamente pela ANAM – Aeroportos da Madeira e a APM – Associação de Promoção da Madeira.

Segundo o comunicado distribuído pela Aigle Azur, é ainda revelado que estão em estudo novas rotas com partida no Funchal, a eventual ligação directa entre o Porto Santo e Paris, ou a criação de novas linhas em direcção ao Funchal, provenientes de cidades secundárias francesas.

A Aigle Azur foi fundada em 1946 por Sylvain Floirat e faz actualmente parte do grupo Go Fast. Além de efectuar vários voos internos em França, a sua operação estende-se ao Magrebe e a Portugal, com voos para Lisboa, Porto, Faro e Funchal. A frota actual da companhia é constituída por 13 aparelhos construídos pela Airbus e ATR.