O SEPLA, sindicato dos pilotos espanhóis, continua intransigente com as posições recentemente tomadas e não desiste do diferendo que mantém com a Iberia, que parece também não ceder na criação da nova companhia de baixo custo Iberia Express. Aliás, é no próprio site da low-cost que se pode visualizar a contagem decrescente para o voo de inauguração.

O Sindicato dos pilotos continua a defender que o aparecimento da nova companhia, além de ilegal no quatro de acordos assinados no passado, irá obrigar à extinção de 5.000 postos de trabalho e implicará um prejuízo muito avultados no sector. Assim, o sindicato não vê outra solução se não continuar a defender a sua posição, avançando com a convocação de novos vinte e quatro dias de greve, durante os meses de Março, Abril e Maio.

Com a nova greve, são já seis meses de protesto contra a criação da Iberia Express, facto que, além de estar a condicionar a operacionalidade, está a deixar marcas profundas na imagem e reputação da própria Iberia. Os dias anunciados para a nova paralisação, que irá afectar voos durante a semana santa, são: Março – dias 16, 19, 23, 25, 26 e 30; Abril – 2, 4, 9, 13, 16, 20, 23, 27 e 30; Maio – dias 2, 4, 7, 11, 14, 18, 21, 25 e 28.

Entretanto, a Iberia também já anunciou que irá solicitar os serviços mínimos junto do Ministério do Fomento Espanhol, de forma a reorganizar a operação e propor alternativas aos seus passageiros. Para quem já tem voos marcados para os dias de greve, a companhia irá facilitar mudanças de data e o reembolso, caso os clientes assim o desejem. A Iberia adianta ainda que, à semelhança do que tem acontecido em greves anteriores, os voos da Air Nostrum, Vueling e em code-share com outras companhias não serão afectados.

Como alternativa aos voos da Iberia para os dias de greve, poderá utilizar outras companhias e efectuar as suas reservas em agências de viagem online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel