Os 12 sindicatos que representam o universo dos trabalhadores da aviação civil, aceitaram desconvocar a greve de três dias que deveria iniciar-se amanhã, dia 21 de Março.

Em comunicado divulgado esta madrugada, os sindicatos dão conta que “todas as condições previstas no princípio de entendimento assinado na passada sexta-feira” estão asseguradas para os trabalhadores da TAP e SATA, pelo que foi decidido avançar com a desconvocação da greve que ameaçava paralisar a actividade aeroportuária em Portugal.

Na passada sexta-feira, na reunião para onde foram convocados todos os sindicatos do sector, o presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, avançou com uma proposta no sentido de repor alguns cortes aplicados nos anos de 2011 e 2012, para deste modo serem mitigadas as novas diminuições de rendimento impostas pelo orçamento de estado deste ano. De qualquer modo, e embora a proposta tenha sido bem acolhida pelos representantes laborais, a decisão em avançar com a suspensão da greve ficou condicionada com a extensão das mesmas garantias à transportadora aérea SATA, facto que só terá sido assegurado pelo governo ao final da noite de ontem.

Segundo fonte oficial da TAP, a greve agora cancelada terá causado um decréscimo de 23% na procura, valor que se traduz no cancelamento de 18.500 reservas face ao número registado há cerca de duas semanas. A companhia aérea nacional acredita, contudo, que os valores poderão ainda ser mais expressivos, pois o crescimento que se estava a fazer sentir na marcação de voos antevia a possibilidade em se atingirem 90 mil reservas nestes três dias.