A SATA, companhia aérea detida pelo governo açoreano, solicitou junto do INAC autorização para abrir duas novas rotas entre Lisboa e as cidades brasileiras de Salvador da Baia e do Recife. A confirmação, com data de 26 de Janeiro, vem hoje publicada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil em “Diário da República” e, estabelece um período de 15 dias para que qualquer entidade se possa pronunciar sobre os pedidos da SATA.

Como oportunamente demos conta, a SATA anunciou recentemente o aumento do seu número de voos internacionais, nomeadamente para a Europa com os destinos Munique e Copenhaga, mas desse anúncio não constava qualquer oferta com destino à América do Sul.

Actualmente a TAP é a única companhia aérea portuguesa que dispõe de voos regulares para o Brasil. Com uma oferta de 74 frequências semanais, a companhia de bandeira nacional voa para dez destinos brasileiros, onde curiosamente estão incluídas as cidades de Salvador da Baia e do Recife. Sabendo-se que as duas rotas, além de históricas, são extremamente importantes para a operação da TAP, desconhece-se qual a verdadeira estratégia da SATA ou até se haverá algum tipo acordo assinado entre as companhias, que aponte para uma operação futura em code-share.