A TAP, companhia aérea de bandeira nacional, prevê ultrapassar a barreira dos 10 milhões de passageiros, durante o ano de 2012. Cerca de três semanas após ter ultrapassado a barreira psicológica dos 9,7 milhões de passageiros, número que é uma marca e recorde para a transportadora portuguesa, a empresa estima acabar o presente ano com um crescimento aproximado de 7%. Assim, e caso as projecções se revelem certeiras, a TAP poderá ficar próxima de um novo recorde, desta feita com mais de 10,5 milhões de passageiros transportados.

Segundo fonte da transportadora, parte do crescimento será assegurado com o reforço de 5% da oferta, obtido maioritariamente com novas rotas destinadas à Europa. Entre os destinos já anunciados, contam-se as operações para Berlim e Turim, a iniciar durante o próximo mês de Julho.

De qualquer modo, a TAP revela que não afasta em absoluto o aparecimento de novas rotas, embora tal não seja muito fácil, uma vez que existem condicionantes face à dimensão da frota existente. Como a companhia só deverá começar a receber as novas aeronaves Airbus em 2015, o cenário mais tangível deverá passar pelo aprofundamento dos fluxos diários, de forma a optimizar as capacidades da frota actual e respectivas tripulações.