A TAP vai passar a operar, a partir do dia 20 de Março, todos os seus voos domésticos desde o Terminal 1 do Aeroporto da Portela, em Lisboa. Segundo o comunicado avançado pela companhia aérea de bandeia nacional, a decisão deve-se à solicitação efectuada pela ANA – Aeroportos de Portugal, que tem como principal objectivo concentrar, em exclusivo, a operação nacional da TAP no Terminal 1. Esta medida, que em parte pretende facilitar o transbordo de passageiros em trânsito, decorre da organização operacional do aeroporto lisboeta e também irá afectar as companhias aéreas SATA e AeroVip (empresa que assegura a linha regional Lisboa-Bragrança), que irão ver igualmente transferidos os seus voos para o mesmo terminal.

Com a transferência dos voos operados por estas companhias, o Terminal 2 passará a concentrar as rotas das companhias sem necessidade em transferir os seus passageiros para voos de ligação, como é o caso das low-costs. Aliás, o Terminal 2 passa agora a estar ao serviço da low-cost EasyJet, que segundo confirmação da própria, passará a deter uma área exclusiva no terminal. Recorde-se que a companhia de baixo custo britânica anunciou recentemente o lançamento de 22 rotas, com origem na sua base instalada na Portela, a inaugurar já no próximo mês de Abril.

Embora a TAP veja a concentração da operação no Terminal 1 como uma vantagem operacional, e apesar das taxas aeroportuárias praticadas nos dois terminais serem as mesmas, não deixa de registar alguma preocupação pelo facto da Easyjet – sua principal concorrente em Lisboa – ter disponível quase um terminal só para si, facto que não deixa de ser uma importante mais-valia competitiva.