O Aeroporto de Lisboa disponibiliza desde a semana passada um serviço de emissão de passaportes inovador e pioneiro na Europa. Na chamada “Loja do Passaporte”, que em termos práticos funciona à semelhança dos balcões disponíveis nas conservatórias espalhadas pelo país, os cidadãos nacionais poderão requerer ou levantar o seu passaporte, seja ele temporário ou definitivo.

De acordo com as declarações proferidas à agência Lusa pelo director do SEF, Manuel Jarmela Palos, este projecto traduz-se numa “experiência pioneira, em termos europeus” que, entre outras coisas, facilitará a organização pessoal de todos os que pretendem viajar e desejam ter acesso a um passaporte num curto espaço de tempo.

Este serviço resulta de um protocolo de cooperação assinado entre a ANA – Aeroportos de Portugal e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e apesar de manter, por agora, um carácter experimentar e transitório, há uma forte possibilidade em vir a ser estendido a outros terminais aeroportuários, nomeadamente aos Aeroportos Francisco Sá Carneiro e de Faro.

Na decisão de avançar com a “Loja do Passaporte” no Aeroporto de Lisboa, entre outros aspectos, terá pesado o facto do “posto de fronteira” controlado pelo SEF ter assegurado, só em 2012, a emissão de 600 passaportes temporários e a entrega de 15 mil passaportes electrónicos, solicitados com carácter de urgência. Trata-se de números expressivos que, segundo os técnicos do SEF, demonstram e justificam a existência de um serviço totalmente dedicado para o efeito.

Localizada na área das partidas internacionais, a “Loja do Passaporte” permite, por um custo de 100 euros, solicitar passaportes temporários em caso de extravio ou acidentes de última hora, para que não perca o seu voo; ou receber o passaporte emitido por qualquer conservatória do país, desde que seja solicitado o respectivo rencaminhamento.

Ainda segundo o SEF, “a inclusão desta valência no Aeroporto de Lisboa traduz-se numa mais-valia, na perspectiva do serviço ao cidadão, representando uma inovação que coloca Portugal como pioneiro, em termos de relação da infra-estrutura aeroportuária com o utente”.