O Porto é o melhor destino para viajar na Europa, segundo os dados hoje revelados pela Associação dos Consumidores Europeus (ECC – European Consumers Choice), através do seu concurso anual European Best Destination.

A organização sem fins lucrativo, com sede em Bruxelas, sublinha que a iniciativa que procura encontrar o melhor destino europeu do ano, continua a ser um verdadeiro sucesso, facto confirmado pela participação de 212 mil votantes, durante as três semanas de votação online.

Contabilizados os votos atribuídos às 20 cidades previamente seleccionadas por um júri da organização, a cidade “invicta” acabou por superar confortavelmente a principal concorrência, onde se incluem cidades como Lisboa (a grande vencedora da edição 2010 do concurso), Berlim e Florença, ou a austríaca Viena e a croata Dubrovnik, que ocupam respectivamente o segundo e terceiro lugar da classificação desde ano.

Segundo o que se pode ler, em destaque, no sítio internet na European Consumers Choice, “a variedade de recursos disponíveis no Porto conquista os seus visitantes, desde aqueles que desejam embrenhar-se na sua história e autenticidade, até aos que procuram explorar uma nova cidade, mais cosmopolita e contemporânea. Descobrir o Porto significa descobrir o que o torna diferente: o famoso Vinho do Porto, um Centro Histórico escolhido pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, Museus, parques e jardins encantadores, boutiques de moda com criações de designers nacionais e internacionais”.

Tal como acontece habitualmente, o Porto vai agora poder utilizar o logótipo “Escolha do Consumidor Europeu” em toda a sua mensagem e comunicação turística. A utilização desta insígnia tem a validade de um ano e pode ser utilizada até ser encontrado o vencedor do ano seguinte.

A lista com a classificação completa dos candidatos ao European Best Destination 2012, pode ser consultada aqui.

Para efectuar reservas em qualquer uma destas cidades, poderá recorrer a agências online como a eDreams, Netviagens ou Logitravel, para encontrar os voos da sua preferência, ou do nosso parceiro booking.com, especialista em alojamento e com uma oferta muito diversificada.