Durante o ano de 2010, os Parques de Sintra (Palácio e Jardins da Pena, Palácio de Monserrate, Convento dos Capuchos e Castelo dos Mouros) receberam um número superior a um milhão de visitantes, dos quais 86,1 por cento foram estrangeiros. Para a sociedade Parques de Sintra – Monte da Lua, que além da gestão, luta pela recuperação, conservação e divulgação deste património mundial da UNESCO, trata-se de um resultado surpreendente mas que vem em linha com o potencial de atracção que Sintra tem vindo a exercer sobre os turistas que a visitam, sobretudo oriundos de Espanha, mas também a Europa Central, alguns mercados de leste e o Brasil.

Num estudo levado a cabo pelo CESTUR, onde se procurou efectuar a “Caracterização do Perfil do Visitante dos Parques de Sintra”, foi ainda revelado que aproximadamente 92 por cento dos visitantes ficaram “satisfeitos ou muito satisfeitos” com os resultados das suas visitas e que 71,2 por cento seguramente recomendarão uma visita aos seus amigos e familiares. Já no que respeita à idade média dos visitantes, obtêm-se valores que se cifram entre os 31 e 45 anos, sendo que a sua generalidade dispõe de formação superior. O estudo releva ainda que 51,1 por cento dos visitantes fica alojado no concelho de Lisboa por um período aproximado de 7,2 noites e que os fenómenos Culturais e interesse pela Natureza são os principais motivos da visita.

Este estudo foi encomendado pela Parques de Sintra ao Centro de Estudos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – CESTUR – e resulta de um inquérito directo, com recurso a questionários em papel. Foram validados 3.053 questionários, que resultam de uma amostra tendo por base o número de visitantes por períodos tipificados e por parque, bem como de cotas de nacionalidade. A margem de erro do estudo situa-se na casa dos 1,8 por cento.