Normalmente, cada país acha que a sua gastronomia é sempre a melhor. A momondo tenta pôr fim ao eterno dilema, através de um estudo Travel Trends, feito a viajantes de 15 nacionalidades. A conclusão é unânime: a comida italiana foi considerada a melhor da Europa.

Foram inquiridos viajantes da China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, para responder à pergunta “qual é o país europeu com melhor gastronomia?”

A Itália reuniu o consenso de 14 das nacionalidades. A única excepção foi mesmo a China, que elegeu a comida francesa como a melhor da Europa.

A França e a Espanha ocupam o restante pódio de países com a melhor gastronomia da Europa, arrecadando o segundo e terceiro lugar, respectivamente. A comida francesa ocupa o top três de 13 das nacionalidades do estudo. Já a comida espanhola foi incluída no top 3 de sete países.

Neste estudo, não houve muito espaço para o ditado “a galinha da vizinha é melhor que a minha”: foram várias as nacionalidades que indicaram a gastronomia do seu país como uma das melhores da Europa. Cerca de 81% dos viajantes portugueses indicaram a gastronomia portuguesa como a vencedora desta batalha da comida. Para além da nossa gastronomia, os portugueses elegeram a comida italiana como a segunda melhor da Europa, com uma percentagem de 44%.

Os países nórdicos preferem a comida mediterrânica à sua própria gastronomia: foi o caso da Alemanha e da Dinamarca, ambos com 38%. Seguiram-se a Suécia, com 36%, a Holanda, com 32%, e, por fim, a Noruega (28%).