Revista Rotas & Destinos chega ao fim da linha. Numa atitude não muito compreendida pela generalidade das pessoas que tivemos oportunidade de contactar, o grupo Cofina decidiu descontinuar, já no próximo mês de Dezembro, a revista de viagens Rotas & Destinos.

Fonte do grupo Cofina alega como motivos principais para o encerramento, por um lado, “a quebra na circulação e na publicidade”, por outro, o “facto de se tratar de uma revista de nicho”. Publicada desde meados de 1995, a revista que na área das viagens é uma das mais antigas em circulação, pertence ao grupo desde que este comprou as edições Ferreira & Bento. Com o fecho da revista, desconhecem-se por agora qual o destino dos três colaboradores fixos, bem como de todos os que pertenciam ao leque de colaboradores externos.

Com base nos elementos mais recentes distribuídos pela Associação Portuguesa de Controlo de Tiragem e Circulação, correspondentes ao mês de Agosto, a revista Rotas & Destinos era a segunda maior revista com circulação paga no segmento viagens, ao atingir o número de 16.256 exemplares. O valor representa, contudo, uma queda aproximada de 11,4 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Num curto espaço de tempo, esta é já a terceira publicação que o grupo Cofina decide encerrar, depois de em Janeiro último, numa situação aliás muito semelhante, as revistas Máxima Interiores e PC Guia terem sofrido o mesmo destino.

Com a decisão agora anunciada sobre o futuro da revista Rotas & Destinos, só este ano já se contabilizam o encerramento de três revistas do segmento viagens. Em Outubro, também a revista Vida & Viagens deixou de ser distribuída, passando a suplemento da Visão. Antes, já a revista Blue Travel tinha tinha sido conduzida ao mesmo triste final.

A última edição da Rotas & Destinos despede-se com uma edição especial dedicada à fotografia, 16 anos depois do primeiro número ter chegado às bancas, com uma manchete que destacava o Nordeste brasileiro.