Tal como vem sendo hábito desde 2008, estão de volta os Sony World Photography Awards, um dos mais reconhecidos concursos fotográficos internacionais.

Estão lançadas a concurso 4 grandes áreas de participação, onde se conta a competição aberta, destinada a fotógrafos com ou sem experiência; a competição profissional, destinada a fotógrafos profissionais com publicações efectuadas em 2014; o galardão universitário, onde podem participar estudantes universitários de fotografia, com idades entre os 18 e os 28 anos; e o prémio juventude, destinado a jovens fotógrafos com menos de 20 anos.

Paralelamente à grande competição internacional, a Sony Portugal irá ainda atribuir o Prémio Nacional de Portugal, galardão que visa impulsionar os fotógrafos em início de carreira, dando a conhecer o seu trabalho à escala global, já para não falar do reconhecimento ganho em mostrarem os seus trabalhos juntamente com alguns dos melhores fotógrafos internacionais.

O vencedor do Prémio Nacional de Portugal será divulgado no dia 18 de Março de 2015 e receberá como prémio o mais recente equipamento da Sony. Aos restantes dois fotógrafos serão atribuídos prémios ainda por definir. Todos os premiados verão ainda os seus trabalhos expostos juntamente com os fotógrafos profissionais de todo o mundo, como parte integrante da exibição Sony World Photography Awards 2015, a realizar na cidade de Londres, entre os dias 24 de Abril e 10 de Maio de 2015.

O Prémio Nacional de Portugal está aberto a fotógrafos portugueses com todos os níveis de experiência que queiram candidatar-se a uma das categorias da competição aberta. São elas: Arquitectura, Artes e Cultura, Optimizado, Baixa Luminosidade, Natureza e Vida Selvagem, Panorâmico, Pessoas, Sorriso, Fracção de Segundo, e Viagens. As candidaturas, que são gratuitas e podem orientar-se a mais do que uma categoria, devem ser submetidas directamente no sítio internet www.worldphoto.org até 5 de Janeiro de 2015.

Todas as candidaturas submetidas serão inicialmente avaliadas por uma comissão de pré-selecção dos World Photography Awards, ficando a eleição dos vencedores a cargo de um júri, onde faz parte Astrid Merget, a Directora Criativa da World Photography Organisation.