VOLTA À TERRA é mais do que um filme. É uma fascinante viagem por um Portugal desconhecido, diríamos quase em extinção. Em tempos onde as cidades procuram afirmar-se no xadrez da modernidade, este VOLTA À TERRA é um caminho de descoberta e onde a simplicidade das coisas pode, afinal, atingir a plenitude.

Em absoluta estreia mundial, VOLTA À TERRA é a primeira longa-metragem de João Pedro Plácido e faz parte da competição portuguesa de longas do DocLisboa 2014.

Com argumento do próprio e Laurence Ferreira Barbosa, o filme resulta de uma co-produção de três países (Portugal, Suíça e França) e conta com 78’ de duração.

Sinopse

Daniel, um jovem agricultor profundamente ligado à sua terra, sonha com o amor ao anoitecer, enquanto guarda as suas vacas. António, antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país, prepara a festa da aldeia para o Verão que aí vem. Festa essa onde Daniel encontrará Daniela…

Na Uz, uma povoação isolada nas montanhas do norte de Portugal, vivem quatro gerações repartidas por uma cinquentena de pessoas. Quando a vida é dura, é bom que se seja solidário; e quanto ao resto, fica nas mãos de Deus. Podiam ter emigrado, como muitos nortenhos, mas escolheram ficar e continuar a praticar o seu modo de vida ancestral, longe do rebuliço da modernidade.

VOLTA À TERRA é um filme em quatro estações, ao ritmo da vida que retrata: uma existência simples e plena, onde o trabalho impera, mas que não descura a paixão.

João Pedro Plácido nasceu em Lisboa, em 1979. Começou a filmar e realizar videoclips em tenra idade e, mais tarde, estudou Cinema na ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema) e na Hochschule für Film und Fernsehn (Babelsberg). Desde 2000 tem trabalhado na indústria cinematográfica internacional, primeiro como assistente de imagem e mais tarde como director de fotografia. Fala fluentemente cinco línguas e o seu trabalho tem sido reconhecido com prémios nacionais e internacionais. VOLTA À TERRA é a sua primeira longa-metragem.

VOLTA À TERRA

(Be)Longing
João Pedro Plácido
2014 | Portugal, Suíça, França | 78′

DocLisboa 2014
Competição Portuguesa Longas
22 OUT | 18h30, Cinema S. Jorge – Sala Manoel de Oliveira
25 OUT | 16h00, Cinema City Campo Pequeno – Sala 3