O motor de busca de viagens momondo divulgou uma lista, com 12 destinos de férias menos óbvios, um para cada mês deste novo ano. Afinal, há mais mundo para descobrir, para além de Nova Iorque ou Cabo Verde.

Em Janeiro, a sugestão é uma viagem até à Guatemala, mas especificamente até Antígua. Considerada como Património Mundial da UNESCO, tem uma história marcada por desastre naturais, mas assume as ruínas como parte da herança. Entre os pontos de destaque estão a Catedral de Santiago, o topo do vulcão Pacaya ou Nim P’ot, com um universo de trajes maias. Os voos para a Cidade da Guatemala estão disponíveis a partir de 378 euros. Para ter uma ideia dos gastos, a momondo mostra que uma refeição num restaurante barato fica por pouco mais de cinco euros para uma pessoa, num local onde o quilómetro de táxi ronda os 60 cêntimos.

Antigua, Guatemala
Antigua, Guatemala

Granada, na Nicarágua, é a sugestão do mês de Fevereiro. Para fugir ao Carnaval, mas sem perder a cor, tão característica deste local. Os pontos de interesse são o Parque Nacional Zapatera Archipielago, explorar as Isletas de barco ou fazer paddle no Lago Nicarágua. Os voos para Granada estão disponíveis a partir de 165 euros, com preços simpáticos nos restantes custos. O quilómetro de táxi ronda os 20 cêntimos, uma refeição num restaurante ronda 1,30 euros por pessoa e uma noite num hotel de três estrelas fica por algo como 21 euros.

Em Março, um salto até Montevideu, no Uruguai, com um clima ameno, Buenos Aires no horizonte e hóteis baratos (uma estadia num hotel de três estrelas fica por 61 euros). Em Março, ainda reina o período de comemorações de Carnaval, uma festa de 40 dias. Os voos para Montevideu estão disponíveis a partir de 420 euros, com uma refeição num restaurante barato a rondar 9.50 euros por pessoa.

Montevidéu, Uruguai
Montevideu, Uruguai

Asgabate, no Turquemenistão, é a sugestão de Abril. É um dos países menos visitados do mundo, talvez pela dificuldade em conseguir um visto, mas é local dono do recorde de edifícios com mármore branco. Os voos estão disponíveis a partir de 683 euros, com uma refeição a custar 8,70 euros por pessoa.

Em Maio, que tal uma viagem até Jerusalém, em Israel? A momondo destaca as experiências espirituais e sensoriais desta viagem, ainda que a experiência possa ser algo cara. No entanto, os preços da comida de rua são bastante acessíveis. Os voos estão disponíveis a partir de 289 euros.

Jerusalém, Israel
Jerusalém, Israel

Em Junho, a sugestão é York, no Reino Unido, com ruínas medievais e até lendas Viking. Um dos destaques é o Museu Ferroviário ou a zona gótica de York Minster. Os voos estão disponíveis a partir de 40 euros por pessoa. A estadia num hotel de três estrelas começa nos 111 euros e, de todos os 12 destinos, é o local onde a refeição é mais cara, com um custo médio de 17 euros por pessoa.

Nashville, no Tennessee, é a escolha do mês de Julho. Com voos a partir de 349 euros, pode optar por visitar as lojas de música e até explorar as galerias na zona de Hillsboro Village.

Em Agosto, a sugestão é Podgorica, Montenegro, descrita como a jóia desconhecida do sudeste europeu. Os voos para a capital do Montenegro estão disponíveis a partir de 161 euros. A estadia num hotel de três estrelas custa cerca de 49,80 euros por noite, com uma refeição para uma pessoa por cerca de cinco euros.

A Grécia já é um destino conhecido, mas a sugestão da momondo vai para Salónica – ou Thessaloniki -, para variar de locais como Santorini ou Atenas. Entre os pontos fortes estão, claro, as praias paradisíacas, em Halkidiki. Os voos para Salónica estão disponíveis a partir de 102 euros.

Salónica, Grécia
Salónica, Grécia

Addis Abeba, na Etiópia, é a sugestão de Outubro. O museu etnográfico, onde é possível conhecer as principais tribos do país, é um dos locais a visitar, além do artesanato disponível no mercado local, numa cidade onde está sempre sol. Os voos estão disponíveis a partir de 273 euros, onde uma refeição para uma pessoa custa cerca de 2,80 euros.

Em Novembro, a sugestão é conhecer Udaipur, na Índia, com palácios da era Rajput, e envolta numa zona rural. Um voo para Udaipur custa 290 euros, num local onde uma refeição custa uns meros 1,40 euros. Já a estadia num hotel de três estrelas fica por cerca de 47 euros.

Udaipur, Índia
Udaipur, Índia

No final do ano, o destino sugerido é Luang Prabang, no Laos, onde é possível admirar a herança da Indochina e conhecer mais sobre a cozinha asiática. Os voos para Luang Prabang custam 304 euros.