Seguindo rumo ao sul em algumas horas de viagem se chega a Lituânia. Dos três estados bálticos é este é o mais populoso e o mais desigual. Sem dúvidas será aqui onde você verá mais pobreza nas ruas, entretanto, muito menos do que em países como Espanha, Itália e Grécia. Vilnius, é uma cidade grande que surpreende seus visitantes. A chamada “cidade velha” é bastante ampla e extremamente agradável, por suas ruas é possível perceber a tranquilidade da vida na cidade que assim como as demais capitais da região possui um ritmo de vida mais lento e provinciano. Cortada pelo rio Neris, as caminhadas se tornam mais aprazíveis, ciclovias estão por todos os lados e mesmo a pé em um ou dois dias é possível conhecer bem suas principais atrações. Entre elas a imperdível Colina Gediminas, local de fundação do país e de sua independência. Vilnius também se destaca por ter tido uma grande comunidade judia antes da Segunda Guerra Mundial, hoje são apenas cinco mil judeus e somente uma sinagoga restante, há também “Valstybinis Vilniaus Gaono Zydu Muziejus”, importante museu que reúne a história da comunidade judaica da cidade.

Nos arredores da cidade, há 28km de distância está Trakai. Facilmente acessível de ônibus esta pequena cidade que se caracteriza pela mistura de prédios soviéticos e casinhas de madeira e que um dia foi a capital do Ducado da Lituânia. A grande atração da cidade é o castelo medieval que está localizado em uma ilha em meio a canais e rios, formando uma paisagem indescritível. Na beira dos lagos são diversos os vendedores de artesanato local. Sem dúvidas um passeio que vale a pena, principalmente por poder desfrutar dos belos rios e lagos no entorno da cidade. Se você sair pela manhã de Vilnius em direção a cidade poderá voltar no final da tarde e terá conhecido uma das joias da Lituânia.

O mar Báltico e suas novas repúblicas são um pedaço da Europa ainda desconhecido por muitos e que guarda aspectos particulares e paisagens ainda intocadas. Conhecê-los é um privilégio, sem dúvidas é um destino que deve estar nos planos de todo viajante.

:: Escrito de acordo com a ortografia brasileira ::