A panorâmica sobre a cidade é magnífica e à medida que nos aproximamos da ilha começamos a entrar numa dimensão verde e bem real. E do meio da paisagem verde ergue-se a Biosphère, uma das mais importantes edificações da arquitectura contemporânea, símbolo da Expo 67 e que hoje representa o Museu do Ambiente. O edifício do Museu ergue-se no meio da redoma, quase oculto pelo esqueleto da estrutura da esfera. É realmente uma estrutura única e imponente.

Para quem é amante de natureza e do mundo selvagem, recomendo sem dúvida um dia no Biodôme. No coração do parque Olímpico, este edifício foi originalmente construído como um velódromo. Nesta magnífica infra-estrutura, é permitido aos visitantes percorrer autênticas réplicas de quatro ecossistemas característicos da América: Floresta Tropical, Floresta Laurência, Ecossistema Marinho Saint Lawrence e Sistema Polar (Árctico e Antárctico). O contacto com os animais que aqui habitam e representam cada habitat (araras, saguins, linces, lontras, castores, pinguins e diversas aves marinhas) é quase inevitável. O espaço está muito bem concebido. A atmosfera que aqui foi criada manifesta-se na nossa pele, os odores são intensos e as cores vibrantes. Ao fechar os olhos por uns momentos, é possível ouvir sons desconhecidos e arrepiantes, que nos fazem sentir teleportados para um outro espaço e tempo. O Biodôme de Montreal é uma das quatro infra-estruturas que constituem o Museu Natural de Montreal, que inclui o Insectarium, o Jardim Botânico e o Planetarium.

Artesão nas ruas de Montreal
Dando a conhecer a cultura de um país
Índios nas ruas de Montreal
A história de uma cultura

À saída do Biodôme um passeio pelo Jardim Botânico é indispensável. Aqui é possível curar corpo e espírito. A paisagem é deslumbrante… a não perder!

Quando ir
Qualquer altura do ano tem as suas vantagens e desvantagens, mas as épocas mais agradáveis são a Primavera e o Outono: evita-se o frio ou calor extremo, o fluxo turístico é menos intenso e o preço dos voos é mais baixo.
Como ir
A Air Transat, recentemente galardoada com um prémio para a melhor companhia aérea mundial de viagens de lazer, é especialista em voos charter e voa habitualmente desde Portugal entre Maio e Outubro de cada ano. É uma das opções mais económicas que estão disponíveis e a única que assegura ligações directas desde Lisboa ou Porto para Montreal. De qualquer modo, existem outras opções que podem ser encontradas junto do nosso parceiro eDreams.
Onde ficar
A oferta hoteleira disponível em Montreal é variada e apta para todas as bolsas. A autora da reportagem pernoitou no SpringHill Suites Old Montreal (grupo Marriott) que, embora não seja das soluções mais económicas, disponibiliza uma excelente qualidade de serviço e uma localização privilegiada. A sua área de influência permite caminhar descontraidamente até ao Centro Histórico, aos Quais do Porto Antigo e interessantes Museus. Outras opções de alojamento podem ser encontradas junto do nosso parceiro booking.com
Onde comer
Montreal é uma metrópole cosmopolita, onde a gastronomia é só por si uma viagem não menos fascinante. Começando pela “Haute cuisine”, passando pela cozinha de fusão e acabando num qualquer restaurante típico da Chinatown, existem experiências fascinantes para todos os gostos e carteiras. Sugerimos uma visita ao Mondavie, premiado pelo Tripadvisor com o “Certificado de Excelência 2012”. Verá que não será motivo de arrependimento.
Seguro de Viagem
O seguro de viagem da World Nomads é um dos melhores e mais completos do mundo, sendo reconhecido e recomendado por entidades como a National Geographic ou Lonely Planet. Não é pois por acaso que o sugerimos aos nossos leitores e que nos tornamos parceiros desta reconhecida empresa dinamarquesa. Para obter mais informações sobre os seguros de viagem disponibilizados pela World Nomads consulte a página que se encontra aqui.
Mapa da cidade