O Tour du Mont Blanc (Volta do Monte Branco em português) é um dos clássicos mundiais do trekking ou percursos pedestres de longa distância.

O objectivo não é propriamente subir ao Monte Branco, mas antes caminhar em torno do grande maciço onde a referida montanha se integra e ao qual dá o nome: o Maciço do Monte Branco.

Trata-se de um percurso com cerca de 170 km e com um desnível acumulado (soma de todos os desníveis a vencer – leia-se subidas durante a totalidade do percurso) de cerca de 10 km. Ou seja, caminhando a totalidade dos 170 km entre o ponto de partida e o ponto de chegada, é como se fizéssemos uma subida de 10 kms ao longo desse percurso – altitude superior ao Monte Evereste, no Nepal.

Tratando-se de uma volta, escusado será dizer que o percurso é circular, ou seja, começa e termina no mesmo local. Uma das grandes peculiaridades deste popular trekking é que atravessa três países: França, Suíça e Itália.

Apesar de existirem variadíssimos trilhos no Maciço do Monte Branco, em certo modo condizentes com as necessidades e experiencia dos montanhistas, o tour clássico (o tal dos 170 km) está planeado para ser concluído em cerca de 10 dias.

:: carregue sobre uma das imagens para ver em grande ::