A easyJet, companhia aérea de baixo custo britânica, anunciou que, face os maus resultados que se têm verificado com a operação da sua base em Madrid, terá de proceder ao redimensionamento da sua rede na capital espanhola, onde irá deixar de basear aeronaves e respectivas tripulações, já a partir do Inverno 2012 / 2013.

No comunicado divulgado pela impressa, a easyJet revela que depois de uma análise cuidada e suficientemente ponderada sobre os resultados da operação em Madrid, que se têm vindo a revelar muito abaixo do esperado, não resta outra alternativa senão enveredar pelo encerramento da base instalada. Contudo, a companhia aérea “pretende continuar a servir Espanha de forma diferente, movendo os seus aviões para outras bases na sua rede europeia que irão trazer um retorno mais elevado à companhia”.

Com oito aviões e 310 tripulantes baseados na capital espanhola, esta base é a que apresenta os resultados mais baixos do universo easyJet, facto resultante do excesso de capacidade instalada no mercado aéreo espanhol, ou seja, uma produção de receita por passageiro muito baixa, ao que se juntam ainda as elevadas taxas aeroportuárias, com valores que duplicaram nos últimos dois anos e que se mantêm com uma tendência de subida.

Quanto ao destino da frota e tripulantes, a easyJet diz que será encontrada a melhor solução, mas que por agora nada está ainda decidido.