A easyjet, companhia low-cost britânica, inaugura hoje a sua base no aeroporto de Lisboa. Localizada no terminal 2, onde trabalharão cerca de 60 portugueses – aproximadamente 70% da força de trabalho contactada –, a base da companhia aérea de baixo custo inaugura também cinco novas rotas com destino a várias regiões da Europa: Amesterdão, Astúrias, Bordéus, Copenhaga e Veneza.

Globalmente, a easyjet prevê este ano crescer cerca de cinco por cento no mercado português, valor que no caso do aeroporto da Portela deverá ser multiplicado por três, com um número muito próximo dos dois milhões de passageiros transportados.

Actualmente a easyjet é a terceira maior companhia aérea a operar em Portugal e a segunda no aeroporto de Lisboa. A sua operação a partir do terminal 2 poderá, contudo, estar comprometida face à decisão governamental em abrir uma pista destinada às companhias de baixo custo, de forma a complementar o aeroporto da Portela. A decisão deverá ser anunciada em Maio, depois de concluído o estudo que está a ser elaborado por um grupo de trabalho nomeado pelo Governo.

A abertura da base em Lisboa conta com uma cerimónia de inauguração, prevista para as 13h30, onde deverá marcar presença o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, os secretários de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e do Turismo, Cecília Meireles, além da presidente executiva da easyjet, Carolyn McCall.

As reservas de voos para as novas rotas inauguradas hoje pela easyjet, podem ser efectuadas no site da companhia aérea ou em agências online como a eDreams, Netviagens ou Logitravel