Fez no passado dia 9 de Julho um ano que aterrou no Aeroporto da Portela, em Lisboa, o primeiro avião da Emirates, companhia aérea originária do Dubai que actualmente lidera o top mundial das companhias com maior trafego aéreo.

No aniversário que marca o início das ligações directas entre os dois países, os responsáveis das Emirates não podiam estar mais satisfeitos com os resultados obtidos: foram transportados nada mais, nada menos, que 147 mil passageiros entre a capital portuguesa e o aeroporto internacional do Dubai. Trata-se de um valor que vai de encontro às expectativas inicialmente assumidas publicamente pela companhia aérea que, recorde-se, pretendia transportar 150 mil pessoas durante primeiro ano de actividade.

Segundo os dados divulgados pela Emirates, cerca de 40 por cento dos passageiros transportados no voo diário entre Lisboa e o Dubai, no último ano, tiveram por destino final aquele Emirado, ao passo que os restantes 60 por centro prosseguiram para outros destinos operados pela companhia.

A Emirates, que conta na sua equipa com 25 portugueses a suportar a sua operação em Lisboa, opera diariamente da capital portuguesa o voo EK192, às 17h55, tendo por hora prevista de chegada ao Dubai as 4h35 do dia seguinte. No sentido inverso, o voo EK191 parte do Aeroporto Internacional do Dubai às 9h15 e chega à Portela pela 14h45.