A KLM, companhia aérea holandesa pertencente à SkyTeam Alliance, anunciou que vai passar a cobrar um suplemento pelo primeiro volume de bagagem de porão em voos europeus.

A nova taxa, que pode variar entre os 15 e 30 euros por percurso, aplica-se a todos os passageiros que viajem em classe económica, quando o código de voo é precedido das letras KL e desde que o aeroporto de origem e chegada se encontrem dentro da Europa.

Segundo a informação da KLM, os seus clientes podem usufruir da tarifa mais económica, no caso de 15 euros, desde que a mesma seja paga antecipadamente durante o processo de reserva ou check-in online, em agências de viagens ou através do call center da companhia. Para os casos em que o pagamento seja efectuado directamente no aeroporto ou apenas 24h antes da partida, mesmo que efectuado através do call center, serão cobrados 30 euros. Nos casos em que o passageiro viaje com segundas ou terceiras bagagens, aplica-se a mesma lógica indicada anteriormente, mas com um custo respectivo de 35 ou 70 euros.

Para fugir ao pagamento das taxas agora anunciadas, ou seja, manter com gratuito o despacho da primeira peça de bagagem, há que ser membro Flying Blue ou Bluebiz, viajar através de uma conta empresarial ou efectuar uma reserva com tarifa flexível ou superior. Dentro da Europa, os únicos países que se mantêm à margem do pagamento adicional são a Bielorrússia, a Geórgia, a Itália, a Rússia e a Ucrânia.