A Iberia enfrenta hoje o primeiro de 30 dias de greve com um total de 156 voos cancelados, o que corresponde a cerca de 40% do total de ligações previstas, seis delas entre os aeroportos de Madrid e Lisboa (três em cada sentido).

Esta paralisação, que se prevê com forte impacto na operação da Iberia, foi convocada pelo sindicato de pilotos espanhóis (SEPLA) para todas as segundas e sextas-feiras até dia 20 de Julho, tratando-se de uma medida contra a criação da low-cost Iberia Express, que segundo o sindicato irá trazer graves consequências para a classe. O calendário da greve terá sido escolhido de forma a causar alguma perturbação, pois além do primeiro dia de greve coincidir com o regresso das miniférias de Páscoa para muitos espanhóis, também a ponte de 1 de Maio (dia de Santo Isidro e feriado em Madrid) será afectada, já para não falar que o fim da greve decorre precisamente durante as férias de verão, período com elevada movimentação de passageiros nos aeroportos espanhóis.

Os 30 dias de greve, que hoje se iniciam, resultam essencialmente do fracasso das negociações entre o sindicato e a companhia aérea espanhola, desde há semanas mediadas pelo ex-ministro Manuel Pimental como, aliás, tivemos a oportunidade de noticiar. O ex-governante terá entregue no dia 25 de Março um documento que procurava aproximar e conciliar as posições de ambas as partes, mas tal foi prontamente recusado. Neste momento, tanto a Iberia como o SEPLA culpam-se mutuamente pelo fracasso na obtenção de um acordo. Se entretanto não surgir qualquer medida que impeça levar por diante esta paralisação, prevê-se que as contas da Iberia possam sofrer um impacto negativo de 90 milhões de euros.

Entretanto, a companhia de baixo custo, que o sindicado continua a contestar e a acusar de ilegal, já iniciou actividade no passado dia 25 de Março e voa actualmente para quatro destinos em Espanha: Alicante, Málaga, Palma de Maiorca e Sevilha. Segundo dados divulgados pela Iberia, até ao final do ano a low-cost deverá voar para mais de 20 destinos e transportar cerca 2,5 milhões de passageiros, em 14 aviões servidos por 500 funcionários.

Segundo a informação veiculada pelo SEPLA, no segundo dia de greve, a realizar já na próxima sexta-feira, está previsto o cancelamento de 122 voos.

Para obter mais informações sobre a evolução desta paralisação de 30 dias, pode consultar os sites internet da Iberia aqui e do do sindicato de pilotos espanhóis aqui

Como alternativa aos voos da Iberia para os dias de greve, poderá utilizar outras companhias e efectuar as suas reservas em agências de viagem online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel