De acordo com o que está a ser divulgado por vários órgãos de comunicação social, o SPAC – Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil – aceitou desconvocar a greve de pilotos da TAP, que estava prevista começar amanhã e ser repetida no mês de Agosto.

Em comunicado, o SPAC justifica a desconvocação da greve pelo “diálogo que construiu nos últimos dias” com a Administração da companhia aérea nacional, bem como do esforço e da “importante mediação” do Governo, no sentido de ultrapassar o diferendo que se vem mantendo ao longo dos últimos tempos.

Embora do entendimento alcançado entre os Pilotos e a Administração da TAP, esteja prevista a criação de um grupo de trabalho tripartido, responsável por encontrar soluções para os problemas que motivaram a greve, nada impede que os pilotos possam enveredar por outros caminhos de forma a defenderem os seus interesses.

Resultante de uma avaliação provisória, a TAP estima que a convocação desta greve terá um impacto de milhões de euros nos resultados da empresa, bem como um rude golpe na sua imagem. Neste momento a empresa está a realizar esforços no sentido de recuperar algumas das reservas que tinha para este primeiro período de greve, mas existem várias fontes que avançam com o facto de a TAP já ter transferido muitas reservas para outras companhias, sobretudo as correspondentes aos próximos dois dias. Contudo, há outros danos, porventura maiores, pois não será facilmente contabilizável o número de clientes que optaram por não utilizar a TAP para os seus voos, ou até aqueles que substituíram Portugal por qualquer outro destino.