A Lufthansa e a Turkish Airlines poderão estar a negociar uma eventual fusão, segundo avançou o jornal turco Haberturk. Confrontado com a notícia, Klaus Walther, porta-voz da Lufthansa, referiu que numa perspectiva da evolução operacional da companhia alemã tudo é possível, desde que seja do interesse dos clientes. Escusando-se a confirmar se efectivamente existe algum tipo de negociação, o responsável pela Lufthansa limitou-se a sublinhar, junto da agência Bloomberg, que a companhia aérea de bandeira alemã encontra-se “em constante diálogo” com a sua congénere turca.

Não sendo a primeira vez que o assunto cai nas páginas dos jornais, os rumores sobre uma eventual fusão ganharam novo destaque após Recep Tayyip Erdogan, primeiro-ministro turco, e Angela Merkel, a chanceler alemã, terem discutido questões como o estreitar as relações ou desenvolver a cooperação entre as empresas de transportes dos dois países.

O jornal turco Sabah também retoma o tema na sua edição de hoje e sublinha que está a decorrer a negociação que visa fundir a Lufthansa, a segunda maior companhia aérea da Europa, e a Turkish Airlines. O jornal destaca as declarações de Recep Tayyip Erdogan à agência de notícias estatal Anatolia, onde primeiro-ministro turco terá dado o seu aval ao pedido de Angela Merkel para juntar as duas empresas.