As tarifas habitualmente aplicadas pela TAP nos voos de ida e volta entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, baixaram hoje 8 euros. Trata-se de uma redução resultante da actualização do valor das sobretaxas de combustível, que decresceram de 36 para 32 euros, ou seja, uma diminuição de 4 euros por percurso. Nas tarifas especiais – estudantes e promoções – não há qualquer redução de valor, uma vez que já dispõem de taxas mais reduzidas.

A redução que entra hoje em vigor representa uma reposição de 80% do aumento registado no início do passado mês de Abril, momento em que o INAC fixou o aumento da sobretaxa em cinco euros por percurso, face ao elevado preço que então o jet fuel atingiu no mercado.

O valor das sobretaxas, decidido e publicado trimestralmente pelo INAC, resulta da aplicação de uma portaria que obriga a medir a evolução do preço do combustível de avião nos mercados internacionais, bem como o câmbio entre o dólar e o euro.

Ao longo das últimas semanas, o preço do combustível utilizado nos aviões tem sofrido uma redução, essencialmente sustentada na evolução do preço do petróleo nos mercados internacionais, tendo mesmo atingido o valor mais baixo do ano na terceira semana de Junho. De qualquer modo, o valor mínimo atingido em 2012 é, ainda assim, cerca de 4% superior ao máximo registado durante o ano de 2010.

Embora não exista qualquer garantia por parte do INAC sobre novas baixas nas sobretaxas de combustível, é de crer que, caso o índice IATA do Jet Fuel continue a baixar, sejam proximamente anunciadas novas reduções, desta feita extensíveis a outros destinos operados pela TAP.