Segundo o pré-aviso enviado na passada segunda-feira pelo SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil – à SATA Air Açores, os Tripulantes de Cabina irão avançar com uma greve em todos os voos inter-ilhas previstos para os próximos dias 31 de Julho, 1, 10 e 11 de Agosto.

O SNPVAC acusa a companhia aérea de “profundo desrespeito” pelo Acordo de Empresa e sublinha a disponibilidade que tem sido mantida pelos Tripulantes de Cabine da SATA Air Açores, ao tentaram chegar a um compromisso com a administração da empresa para encontrar a melhor forma de viabilizar a operação da SATA Air Açores, facto que não tem sido devidamente acolhido e valorizado.

O anúncio é resultado da Assembleia Geral realizada no passado dia 15 de Junho, onde os associados do sindicato deliberaram definir um prazo de 30 dias para que a administração da SATA Air Açores cumprisse por inteiro o que está definido no Acordo de Empresa em vigor, facto essencial para qualquer negociação com vista à realização de qualquer futuro entendimento. Assim, e não tendo havido qualquer evolução neste sentido, não restou outra alternativa senão avançar com a convocação desta greve.

Entretanto, o SNPVAC já fez saber quais “os serviços mínimos” programados para os dias de greve. Serão efectuadas “duas descolagens e aterragens, respectivamente, nas ilhas de São Miguel e Terceira, e uma aterragem e descolagem em cada uma das restantes ilhas, com excepção do Corvo, no dia 11 de Agosto, onde não existirão ligações aéreas”. Estão também assegurados todos os voos programados necessários a situações de emergência médica, que não possam ser satisfeitos pelos serviços mínimos anteriormente indicados.

Sendo a empresa mais antiga do grupo económico onde está inserida, a SATA Air Açores é a responsável pelas ligações aéreas entre as ilhas açorianas e opera ainda alguns voos para o arquipélago da Madeira. Actualmente encontram-se ao serviço aviões British Aerospace ATP, Bombardier Q200 e Bombardier Q400 NEXTGEN, que no seu conjunto são responsáveis pelo transporte de mais de 450 mil passageiros, distribuídos por cerca de 15 mil voos anuais.

Para efectuar reservas de voos na SATA Air Açores pode utilizar os serviços directamente prestado pela companhia ou recorrer a agências de viagens online como é o caso da eDreams, Netviagens ou Logitravel