No seguimento do que vem sendo hábito nos últimos anos, a CP – Comboios de Portugal vai voltar a colocar em funcionamento o Comboio Histórico do Douro. Trata-se de um comboio composto por uma locomotiva a vapor e cinco carruagens de madeira, cheio de histórias para contar, bem como pormenores que transportam os passageiros para as viagens aqui realizadas em finais do século XIX e princípios do XX.

Num cenário de rara beleza natural, onde os socalcos do Douro Vinhateiro marcam a paisagem classificada pela UNESCO como património da humanidade, uma viagem no Comboio Histórico do Douro garante “uma experiência raramente encontrada em outros países da Europa, o que lhe confere uma singularidade ímpar à escala mundial”, refere a CP na brochura de lançamento da iniciativa.

Além das fabulosas paisagens que se podem avistar desde o comboio, a viagem conta com a degustação de uma bola regional e um cálice de Vinho do Porto, proveniente da Quinta Nova de Nossa Sr.ª do Carmo – uma das quintas mais belas da região e um lugar que traduz o carácter da paisagem e o verdadeiro espírito do vale do Douro. A animação cultural fica a cargo de um grupo musical que toca e canta música típica da região.

O Comboio Histórico do Douro irá funcionar entre 30 de Junho e 13 de Outubro, com partida todos os Sábados da cidade da Régua e término na estação do Tua, com uma paragem intermédia no Pinhão. Durante o mês de Setembro está igualmente prevista a realização da viagem nas manhãs de Domingo.

Este ano, e de forma a diversificar a oferta habitual, a CP apresenta novos pacotes para o Comboio Histórico do Douro que, além da viagem histórica, incluem o percurso de ida e volta desde qualquer ponto do país até à Régua. Assim, os preços variam desde os 50 euros para os passageiros que se desloquem a partir de estações a norte de Coimbra, e os 80 euros para os viajantes que pretendam embarcar desde a cidade de Faro. Para qualquer dos pacotes propostos, as crianças até aos 12 anos usufruem de um desconto de 50% no bilhete.

De acordo com a informação avançada pela CP, o Comboio Histórico do Douro deverá partir da Régua às 14h48, seguindo-se uma paragem de 20 minutos no Pinhão, pelas 15h23, dirigindo-se depois para a estação do Tua, onde terminará a viagem às 16h05. O regresso à Régua é iniciado às 17h06, a paragem no Pinhão efectuada entre as 17h26 e 17h46 e a chegada está prevista para as 18h22.

Sempre que as condições climáticas sejam susceptíveis de originar situações de incêndio, a CP poderá substituir a locomotiva a vapor por uma locomotiva a diesel, mantendo a restante composição e programa previsto.

Os interessados podem adquirir os bilhetes directamente na rede nacional de bilheteiras da CP – Comboios de Portugal, no Call Center através do número 808 208 208 ou no serviço netTicket que lhe permite efectuar reservas online. Os grupos de dez ou mais pessoas usufruem de um desconto no preço anunciado, tanto para os bilhetes de adulto como os de criança.

Mais informações sobre as viagens no Comboio Histórico do Douro podem ser encontradas na página do site da CP que se encontra aqui

Caso necessite de alojamento durante as suas viagens ao Douro Vinhateiro, poderá recorrer ao nosso parceiro booking.com, especialista em reservas online e com uma oferta muito diversificada na região.