O próximo Douro Film Harvest, a decorrer de 5 a 11 de Setembro próximo, conta com a antestreia do filme “Midnight in Paris”, do cineasta e musico nova-iorquino Woody Allen. O filme, que encerrará o festival, tem como protagonistas os actores Owen Wilson e Rachel McAdams, e já é o filme do cineasta mais visto de sempre nas salas norte-americanas. Quanto às honras de inauguração, estas caberão, também em antestreia, ao filme “A Morte de Carlos Gardel”, adaptado e realizado pela sueca Solveig Nordlun a partir do livro homónimo do escritor português António Lobo Antunes, contanto entre muitos outros, com o actor Ruy de Carvalho no elenco.

Na sua terceira edição, o Douro Film Harvest vai dedicar a sua edição deste ano ao Cinema Brasileiro. Trata-se de uma homenagem ao cinema do “país irmão” e que terá como convidado de honra Cacá (Carlos) Diegues, um dos maiores dinamizadores do chamado “Cinema Novo” da década de cinquenta no século passado, mas também conhecido por grandes êxitos como “A Tieta do Agreste”, “Joanna Francesa”, “Xica da Silva” ou “O Maior Amor do Mundo”.

José Wilker, actor sobejamente conhecido dos portugueses pelas inúmeras participações em novelas, também marcará presença como convidado especial. Reconhecidamente como um dos melhores actores brasileiros da sua geração, o actor conta já com mais de 50 filmes e três prémios Molière para melhor actor. É ainda argumentista, produtor, realizador e recentemente foi distinguido com o prémio de personalidade da década, atribuído pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo.

A Ruby Selection do festival, que procura valorizar a “riqueza e transformação proporcionadas pelo Novo Mundo nas colheitas de vinhos e filmes”, entre muitos outros, contará com o filme “O Maior Amor do Mundo”, onde estes dois gigantes do cinema brasileiro se encontram precisamente na qualidade de realizador e actor.

Não podendo ignorar aquela que será a figura luso-brasileira mais mediática do século passado, o Douro Film Harvest relembrará Carmen Miranda, curiosamente natural do Douro, com o filme “Alô Alô Carnaval!” interpretado pela própria. Trata-se de uma comédia musical do ano 1936, em estreia absoluta na Europa, e que poderá ser vista dia 7 de Setembro na praia da vila do Pinhão.

Já no que respeita ao reconhecimento pela carreira em prol do cinema, o grande homenageado na secção LBV do festival, será o intemporal realizador português Manuel de Oliveira: o decano do cinema português conta com vários filmes da sua obra seleccionados para exibição, nomeadamente “O Estranho Caso de Angélica”, que teve estreia mundial na edição 2010 do festival de Cannes.

Com mais de quatro dezenas de exibições previstas, o Douro Film Harvest será um excelente pretexto para dar um salto até ao douro vinhateiro e deslumbrar-se não só pela actividade cinéfila, mas também pelas paisagens cravejadas de socalcos em honra do deus Baco e serpenteadas por um rio de águas doiro.

Para obter mais informações sobre o festival e consultar o seu programa, visite o sitio oficial em http://www.dourofilmharvest.com/