Inauguradas ontem com o admirável espectáculo “Firebirds”, dos Titanick Theatre, as Festas de Lisboa estão aí e vão mexer com a cidade até dia 30 de Junho.

A abertura, que contou com uma performance de luz e fogo, acompanhada ao vivo pela banda francesa Fanfarre Le Snob e uma actuação final dos Frei Fado d’El Rei, é apenas um excelente prenúncio do que para aí vem.

Na programação das festas delineada para o ano 2012, foram definidos essencialmente seis grandes áreas: o espectáculo de abertura, a Festa do Fado, os arraiais tradicionais, as comemorações dos 80 anos das marchas populares, a celebração do Dia de Portugal e o concerto de encerramento, a realizar na Alameda D. Afonso Henriques.

A Festa do Fado é composta por vários eventos que se vão desenvolver durante dos 30 dias das Festas de Lisboa, nomeadamente com um conjunto alargado de filmes e documentários, ou da série de concertos previstos para o Museu do Fado, o Castelo de São Jorge, o Pátio da Galé e o Largo Chafariz de Dentro, onde muitos dos novos e velhos cantores vão contagiar o espírito da alma portuguesa.

Os arraiais tradicionais de Lisboa, que se vão manter espalhados um pouco por toda a cidade, são um dos momentos onde de pode comprovar aquilo que o associativismo da capital tem para oferecer. Sob os hospícios dos Santos Populares que se comemoram ao longo do mês, as muitas associações e colectividades vão continuar a organizar os arraiais pelos recantos dos espaços públicos, nos seus bairros e colectividades. Trata-se de um verdadeiro encontro com a população, onde a música popular, o Fado elevado a Património Mundial, a muita sardinha assada e o caldo verde não podem faltar.

As marchas populares, que são um dos ex-líbris das Festas de Lisboa e comemoram este ano o seu 80º aniversário, vão entre hoje e domingo, no Pavilhão Atlântico, “dar um cheirinho” daquilo que se vai poder ver na véspera de Santo António, dia 12, em mais um grande desfile na Avenida da Liberdade. As oito décadas de marchas populares vão também comemorar o Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, com várias marchas convidadas: Rei de Paus (Brasil), Dança do Dragão (Macau) e National Band (Emirados Árabes Unidos).

O Dia de Portugal, Camões e das Comunidades, a celebrar no dia 10 de Junho, conta com várias actividades que culminam com um grande concerto de Sérgio Godinho a realizar na Praça do Comércio. São seus convidados os músicos Jorge Palma, Manuela Azevedo e Virgem Suta.

Para o encerramento das Festas de Lisboa está agendado um concerto na Alameda D. Afonso Henriques, liderado pelo músico brasileiro Milton Nascimento, mas onde também marcam presença os fadistas Ana Moura, Carminho e António Zambujo. Todos acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

As Festas de Lisboa contam ainda com muitas outras iniciativas que se traduzem numa agenda variada e preenchida. “Coral de Verão”, “’Festival do Silêncio”, “Surf Film Festival”, “’Ludopolis” ou “Andar em Festa”, são apenas alguns exemplos de outras actividades e espectáculos aguardam pela sua visita.

Para obter mais informações e consultar a agenda completa para as Festas de Lisboa, visite  o site da EGEAC em www.festasdelisboa.com

Caso necessite de alojamento durante as suas deslocações às festas da cidade, poderá recorrer ao nosso parceiro booking.com, especialista em reservas online e com uma oferta muito diversificada em Lisboa.