Para assinalar a Quaresma e a Semana Santa, o Fundão promove a Quadragésima, o ciclo que se realiza ao longo das sete semanas que precedem a Páscoa.

A Quadragésima teve início no dia 10 de Fevereiro e mantém-se até ao próximo dia 27 de Março, num evento que alia o turismo religioso a artes como o teatro ou a música, com destaque para o património artístico local.

Num evento que envolve mais de dez freguesias do concelho, decorre também o festival gastronómico Fundão Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa. Esta iniciativa tem lugar de 18 a a 27 de Março, com restaurantes e pastelarias a assinalar a data com iguarias tradicionais.

«É uma época muito importante para o Fundão por isso damos-lhe o devido destaque valorizando a tradição religiosa e cultural. Manter e celebrar as tradições do concelho do Fundão é um dos nossos grandes objectivos, ao mesmo tempo que promovemos a região enquanto local ideal para experienciar estas tradições com uma oferta turística de qualidade», salienta Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão.

Nas celebrações religiosas, o Fundão assinala a data com as ‘Encomendações das Almas’, a ‘Procissão dos Penitentes’ ou a ‘Festa da Aleluia’, entre outras iniciativas.